Funalfa divulga a programação oficial do carnaval 2018 em Juiz de Fora
Diversa, programação oficial do carnaval em Juiz de Fora inclui a tecnomacumba de Rita Benneditto, o brega carioca do Bloco Fogo e Paixão e perde o Meu Concreto Tá Armado, que não chegou a consenso com moradores de São Mateus
Das marchinhas ao samba de roda, do afoxé ao maracatu, do eletrônico ao pagode, da macumba ao axé, a programação oficial do carnaval de Juiz de Fora em 2018 tem evento para todos os gostos. Não à toa o slogan: “Festa pra todo gosto!”. Divulgada pela direção da Funalfa em coletiva nesta terça-feira (23), a agenda de eventos da folia começa nesta sexta-feira (26) com a Escadaria do Samba da Câmara Municipal, às 15h, reunindo veteranos como Mamão e Joãozinho da Percussão, e termina na segunda-feira (12) anterior ao feriado. Convidados para a folia, a maranhense Rita Benneditto, reconhecida pelo disco “Tecnomacumba”, no qual funde os dois gêneros numa releitura contemporânea das raízes musicais afro-brasileiras, se apresenta ao lado do Ingoma no dia 7 de fevereiro, na Praça Antônio Carlos, mesmo local onde sobe ao palco o Fogo e Paixão, tradicional bloco carioca que executa, em ritmo de samba, hits do brega, que vão de Reginaldo Rossi a Roupa Nova, de Sidney Magal a Luis Caldas, de Rosana a Xuxa, sem deixar de fora o cantor de “Você é luz, é raio estrela e luar…”, Wando.
Desfalque na folia em 2018, o Bloco Meu Concreto Tá Armado deixa de se apresentar na Praça de São Mateus após dez anos de folia. Um dos 20 eventos cujo pedido de apoio à Funalfa foi indeferido, o bloco não conseguiu obter o aval da Sociedade Pró-Melhoramentos do Bairro São Mateus. De acordo com o superintendente da Funalfa, Rômulo Veiga, este ano a pasta recebeu 74 pedidos de apoio, recorde histórico (em 2017 foram 69), que resultaram em 54 deferimentos. “Foram 14 indeferimentos por zonas quentes de conflitos, ou seja, blocos em bairros que têm problemas graves de segurança”, indica, acrescentando, ainda, que outros três pedidos foram negados por recusa da SPM do Bairro São Mateus, outros dois por se apresentarem em espaço sem o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros e um último cujo proponente desistiu.
Reunida no portal carnavaljf.com.br que permite a seleção de eventos por dia, região e tipo, a programação oficial conta com os 54 blocos e festas apoiados pela Prefeitura, além de outros 12 eventos. Agendada para o dia 11 de fevereiro, a homenagem ao centenário do sambista juiz-forano Geraldo Pereira reunirá, a partir das 11h na Praça Antônio Carlos, as baterias das escolas de samba Unidos das Vilas do Retiro e Real Grandeza, além de shows com Ney Gerald e convidados e de Sandra Portella. “Essa é uma novidade, porque a Prefeitura encerrava a folia no sábado e não contava com evento no domingo de carnaval”, comemora Rômulo Veiga, que calcula, para a folia deste ano, um gasto em torno de R$ 460 mil, valor bastante próximo dos R$ 480 investidos no pré-carnaval de 2017. Confira a programação:
RETIFICAÇÃO: a Funalfa encaminhou à redação no dia 24 de janeiro, várias alterações em relação à programação repassada à imprensa originalmente no dia 23 de janeiro.