Seripa vai investigar acidente com aviĆ£o no Aeroporto da Serrinha
Sedettur garante que caso ocorrido nesta terƧa-feira, quando um aviĆ£o derrapou apĆ³s a aterrissagem, nĆ£o tem relaĆ§Ć£o com falta de seguranƧa no aeroporto
Especialistas do ServiƧo Regional de InvestigaĆ§Ć£o e PrevenĆ§Ć£o de Acidentes AeronĆ”uticos (Seripa) estiveram no Aeroporto Francisco Ćlvares de Assis (Serrinha), em Juiz de Fora, nesta quarta-feira (1Āŗ), para iniciar as investigaƧƵes sobre as causas do acidente ocorrido na noite de terƧa-feira (31), quando um jato Phenom 100 saiu da pista durante a aterrissagem. ApĆ³s a avaliaĆ§Ć£o inicial da equipe, ainda durante a tarde, a aeronave foi retirada do local. Conforme a Secretaria de Desenvolvimento EconĆ“mico, Trabalho e Turismo (Sedettur), o prĆ³ximo passo era informar os Ć³rgĆ£os competentes para liberaĆ§Ć£o da pista. A expectativa era que a liberaĆ§Ć£o, pelo Centro Integrado de Defesa AĆ©rea e Controle de TrĆ”fego AĆ©reo (Cindacta), poderia acontecer a qualquer momento. Enquanto isso, as operaƧƵes de embarque e desembarque no terminal continuavam suspensas.
O Centro de InvestigaĆ§Ć£o e PrevenĆ§Ć£o de Acidentes AeronĆ”uticos (Cenipa), por meio de sua assessoria, informou que investigadores do Terceiro ServiƧo Regional de InvestigaĆ§Ć£o e PrevenĆ§Ć£o de Acidentes AeronĆ”uticos (Seripa III), Ć³rgĆ£o regional do Cenipa, realizaram a aĆ§Ć£o inicial da ocorrĆŖncia envolvendo a aeronave de matrĆcula PR-IVI no aeroporto de Juiz de Fora. A aĆ§Ć£o inicial, explicou o Ć³rgĆ£o, Ć© o comeƧo do processo de investigaĆ§Ć£o e possui o objetivo de fotografar cenas, retirar partes da aeronave para anĆ”lise, ouvir relatos de testemunhas e reunir documentos. A investigaĆ§Ć£o realizada pelo Cenipa tem o objetivo de prevenir que novos acidentes com as mesmas caracterĆsticas ocorram. “A necessidade de descobrir todos os fatores contribuintes garante a liberdade de tempo para a investigaĆ§Ć£o. A conclusĆ£o de qualquer investigaĆ§Ć£o conduzida pelo Cenipa terĆ” o menor prazo possĆvel, dependendo sempre da complexidade do acidente”, informou o Ć³rgĆ£o.
De acordo com o assessor da Sedettur, Marcos Henrique Miranda, o acidente nĆ£o estĆ” relacionado Ć s questƵes de seguranƧa do aeroporto. “O que ocorreu foi um susto, mas Ć© algo que estĆ” sujeito a acontecer. NĆ£o se trata de falta de seguranƧa ou estrutura do Serrinha”, afirma. “Pode ter sido uma falha mecĆ¢nica, uma imprudĆŖncia ou outro motivo que seria leviano da parte de qualquer pessoa dizer agora. Por isso, receberemos o Seripa para as investigaƧƵes.”
Miranda garante que o Serrinha estĆ” “absolutamente regular”. Desde que a Prefeitura assumiu a administraĆ§Ć£o do local, em agosto, os funcionĆ”rios tĆŖm realizado funƧƵes para as quais sĆ£o habilitados. “A nossa equipe Ć© responsĆ”vel pela guarda do patrimĆ“nio, o controle de pouso e decolagem – que sĆ£o anotaƧƵes de quem chega e sai do aeroporto, e eu que tenho feito os trĆ¢mites burocrĆ”ticos com os Ć³rgĆ£os de seguranƧa.” ApĆ³s a derrapagem do aviĆ£o na terƧa, foi ele quem acionou o Seripa e o Segundo Centro Integrado de Defesa AĆ©rea e Controle de TrĆ”fego AĆ©reo (Cindacta II).
Ele explica que as operaƧƵes no Serrinha sĆ£o feitas por meio da autocoordenaĆ§Ć£o. “SĆ£o regras que os pilotos aprendem no curso exatamente porque podem pousar em aeroportos que nĆ£o possuem rĆ”dio ou torre de controle.” O assessor ressalta que a rĆ”dio Ć© responsĆ”vel por informar quais as condiƧƵes para o piloto pousar, apontando qual Ć© a cabeceira e o horĆ”rio mais indicados, no entanto, o piloto pode ou nĆ£o acatar. “Quando nĆ£o hĆ” esta orientaĆ§Ć£o, o piloto coloca o rĆ”dio do aviĆ£o em frequĆŖncia livre e se comunica com os outros pilotos que estiverem no mesmo espaƧo para definirem quem tem a preferĆŖncia de pouso.”
Apesar da rĆ”dio do Serrinha nĆ£o ser utilizada para as orientaƧƵes dos pilotos no momento, ela continua gravando todo o trĆ”fego aĆ©reo do local. “Esta gravaĆ§Ć£o serĆ” entregue ao Seripa para contribuir com as investigaƧƵes.” Miranda esclarece, ainda, que antes de decolarem, os pilotos realizam um plano de voo junto ao Cindacta e verificam as condiƧƵes de todos os aeroportos do Brasil.
Conforme informaƧƵes do Corpo de Bombeiros, o jato Phenom 100 teria perdido a aderĆŖncia no momento do contato com a pista, derrapado por cerca de 130 metros, atĆ© parar prĆ³ximo a um barranco. Apesar do susto, o piloto e o passageiro nĆ£o sofreram ferimentos e dispensaram atendimento mĆ©dico. Logo apĆ³s o ocorrido, o Ćŗnico passageiro da aeronave, o mĆ©dico Olamir Rossini, relatou Ć Tribuna que “nĆ£o houve nada de mais”. “O aviĆ£o derrapou e saiu da pista”, destacou brevemente. O incidente teria ocorrido por volta de 18h50 de terƧa-feira.
Serrinha
O Aeroporto Francisco Ćlvares de Assis Ć© administrado pela Prefeitura de Juiz de Fora e hoje atua apenas com tĆ”xi aĆ©reo e voos executivos, sem voos comerciais. A PJF lanƧou edital de licitaĆ§Ć£o para a contrataĆ§Ć£o da empresa que irĆ” administrar o espaƧo. TrĆŖs empresas demonstraram interesse em assumir o serviƧo. Os licitantes interessados agendaram visita tĆ©cnica, obrigatĆ³ria no certame, com o objetivo de verificar as condiƧƵes das instalaƧƵes internas e externas e dos equipamentos disponĆveis. O prazo para agendamento nĆ£o acabou e sĆ³ vence no dia anterior ao do pregĆ£o presencial, agendado para 7 de novembro. Vence quem apresentar a proposta de menor preƧo mensal. O valor mĆ”ximo global do contrato Ć© de cerca de R$ 1,8 milhĆ£o, a ser pago, pela Prefeitura, em 12 parcelas de pouco mais de R$ 149 mil mensais. Na falta de intercorrĆŖncias, como questionamentos jurĆdicos, a meta da Prefeitura Ć© concluir o processo atĆ© o dia 20 do prĆ³ximo deste mĆŖs.
A principal novidade do edital Ć© a implantaĆ§Ć£o da estaĆ§Ć£o digital de meteorologia, em substituiĆ§Ć£o ao modelo analĆ³gico utilizado, o que, segundo o secretĆ”rio municipal de Desenvolvimento EconĆ“mico, Trabalho e Turismo, JoĆ£o Matos, “Ć© uma forma de melhorar a qualidade dos voos, oferecer informaƧƵes precisas e mais rapidamente”. O prazo inicial para a contrataĆ§Ć£o se mantĆ©m em 12 meses, podendo ser prorrogado por igual perĆodo atĆ© o tempo mĆ”ximo de 60 meses. A empresa contratada deverĆ” manter pelo menos 15 funcionĆ”rios, entre vigilantes, fiscal de pĆ”tio, auxiliar administrativo e gerente.
Voos comerciais
Conforme a Tribuna noticiou em setembro, a Passaredo Linhas AĆ©reas formalizou, no dia 22 daquele mĆŖs, pedido, junto Ć AgĆŖncia Nacional de AviaĆ§Ć£o Civil (Anac), para oferta de voos regulares do Serrinha com destino ao Aeroporto Internacional de SĆ£o Paulo/Guarulhos e ao Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte. Os pedidos ainda estĆ£o em anĆ”lise pela agĆŖncia reguladora. Caso exista a aprovaĆ§Ć£o, a Passaredo pretende iniciar as operaƧƵes ainda em novembro. A aeronave utilizada seria o ATR-72, com 70 lugares.
Desde o Ćŗltimo dia 16 de outubro, Juiz de Fora deixou de oferecer voos partindo e com destino ao Serrinha dentro do Voe Minas Gerais, Projeto de IntegraĆ§Ć£o Regional – Modal AĆ©reo. A Companhia de Desenvolvimento EconĆ“mico de Minas Gerais (Codemig) afirmou que o municĆpio nĆ£o apresentou “procura e mĆ©dia de ocupaĆ§Ć£o suficientes para a manutenĆ§Ć£o do projeto”.