Lair Rennó, do ‘Encontro com Fátima Bernardes’, faz talk show no Central
Jornalista apresenta, neste sábado (23), o espetáculo ‘Olá, Lair’, em que lembra sua trajetória, conta histórias curiosas e solta a voz como cantor
O mineiro Lair Rennó é jornalista, homem de entretenimento, cantor. Essas três facetas podem ser conferidas neste sábado (23), às 21h, no Cine-Theatro Central, onde ele apresenta o espetáculo “Olá, Lair”, em que relembra sua trajetória profissional, o convite para participar do programa “Encontro com Fátima Bernardes”, da TV Globo, e a oportunidade de soltar a voz e extravasar o seu lado cantor, acompanhado pelo músico Max Viana, filho de Djavan. Esta será a terceira apresentação do espetáculo, que estreou em 25 de agosto em Belo Horizonte e passou por Varginha antes de chegar a Juiz de Fora.
A trajetória de Lair Rennó é peculiar. Sua carreira na televisão teve início há 20 anos, como estagiário na TV Cultura, sendo posteriormente contratado pela TV Globo, onde apresentou telejornais em Minas. Depois, foi trabalhar como âncora na Globonews, de onde saiu em 2012 para encarar um novo desafio: acompanhar Fátima Bernardes, ex-apresentadora do “Jornal Nacional”, que estreava seu programa matinal na Globo. E lá permaneceu pelos últimos cinco anos, fazendo reportagens para a atração, comentando a interatividade dos telespectadores e até mesmo mostrando seus dotes de cantor – ele estudou técnica vocal na infância.
A ideia do talk show teatral surgiu, segundo ele, na mesma época em que encarou a nova fase na carreira. “Completo 20 anos de carreira em 2017 e sempre tive vontade de contar as minhas histórias engraçadas, as gafes que eu já cometi na TV, os bastidores. Reuni tudo isso no espetáculo e acrescentei a música. É pra rir muito e se emocionar também”, adianta.
“A aceitação do público me emocionou nos dois shows. Senti 100% de aprovação. Começo falando do meu nome e vou contando momentos de cada fase até chegar no convite da Fátima pra participar do ‘Encontro’, sempre com muito humor.”
O maior desafio – e a principal meta – em “Olá, Lair”, diz ele, é buscar o que chama de “Lair de casa, dos amigos, da família”. “Na TV, tento me aproximar o máximo possível do que eu sou. E o jornalismo também está na minha essência e seguirá sempre comigo.” Nesse contexto, ele aproveita para falar um pouco mais sobre a oportunidade de colocar para fora o seu lado intérprete, quando canta músicas como “La barca”, “De volta pro meu aconchego” e “Nos bares da vida”. “Amo cantar, e essa paixão está no sangue. O ‘Olá, Lair’ é a realização de um sonho de criança.”
Deixar a bancada da Globonews para embarcar em um projeto tão diferente é um desafio que envolve riscos, mas Lair garante que em momento algum houve receio, medo ou insegurança. Os dois já se conheciam dos corredores da emissora, e Fátima se divertia com os casos e piadas que ele contava. Ao partir para seu programa matinal, ela fez o convite a Lair pedindo apenas que ele fosse o mesmo dos bastidores. A parceria vem dando certo até hoje. “Tinha a certeza de que seria um caminho de felicidade e que me faria bem. Acertei”, afirma. “Hoje estou mais próximo do público, sinto um calor de gente que me admira e que me dá um grande suporte. A diferença é que agora eu canto no programa, me divirto e converso sobre vários assuntos. É realmente o ‘Encontro’ de muito do que gosto de fazer na vida!”
Quanto ao futuro, Lair prefere deixá-lo em aberto, ainda mais com uma carreira que vem alcançando sucesso contínuo e crescente. “Sempre planejei tudo na minha vida. Agora eu quero viver bem o presente.”