Primeiro dia de provas do Enem ocorre com tranquilidade
O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorreu de forma tranquila para os 706 candidatos que tiveram a avaliação adiada. Uma hora antes da abertura dos portões, os estudantes se aglomeravam na entrada da Faculdade do Sudeste Mineiro (Facsum), onde as provas foram aplicadas. Sem tumulto no trânsito e sob os cuidados de funcionários que alertavam sobre o horário, nenhum candidato perdeu o exame por conta de atraso.
Apesar da aparente tranquilidade, muitos estudantes não escondiam a ansiedade que, segundo eles, só aumentou por conta do adiamento. Eles fariam o Enem nos dias 5 e 6 de novembro, no Instituto de Ciências Humanas (ICH) da UFJF. Apesar do movimento Ocupa UFJF informar que não ocupou o prédio, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) cancelou as provas no local.
A estudante Camila Fernandes,18, chegou à Facsum com antecedência. “Fiquei preocupada com o horário, achei melhor vir mais cedo.” Acompanhada do pai, Antônio Carlos Fernandes, 48, os dois confirmaram o nervosismo. “Um mês não é suficiente para estudar mais, o tempo só me deixou mais ansiosa”, disse ela, que pleiteia uma vaga para Direito. “Estou mais nervoso do que ela”, disse Antônio. “A mudança de data foi negativa, pois estava tudo preparado para a prova, e na última hora recebemos o aviso do adiamento.” O candidato Dabson Ferreira, 19, concorda. “Estou na Faculdade de Engenharia, mas decidi tentar o Enem e, se der certo, farei Biologia. Mesmo sendo para experiência, a alteração nas datas me deixou ansioso.”
Neste domingo, acontece o segundo dia de provas. Além de questões objetivas, os alunos irão fazer a redação.