Mercedes avaliará garantia de emprego na fábrica de JF
Representantes do Sindicato dos Metalúrgicos de Juiz de Fora estiveram nesta sexta-feira (4) na fábrica da Mercedes-Benz para a entrega de uma proposta para a empresa. Sem adiantar detalhes, o diretor da entidade, Fernando Rocha, informou que, no documento, constam cláusulas sobre garantia de empregos e acordo para o Programa de Participação de Lucros e Resultados (PLR). Segundo ele, a direção da montadora se comprometeu a analisar a proposta, e a expectativa é que uma reunião entre as partes aconteça no próximo dia 10.
Dentre as principais decisões a serem tomadas está a que envolve a renovação, ou não, da garantia de emprego de 750 funcionários diretos da unidade juiz-forana. Formalizado em junho de 2015, o acordo ficou em vigor até junho deste ano e, até o momento, não há uma definição se será mantido.
Procurada pela Tribuna, a assessoria da Mercedes informou que “não possui novidades sobre o assunto”. Desde 2014, por conta da retração do setor automotivo nacional, a montadora tem adotado medidas, como lay-off e férias coletivas, que são justificadas como “tentativa de ajustar a produção à realidade de mercado.”