PJF assina convênios do Pró-Bairros


Por Juliana Netto

23/06/2016 às 12h14- Atualizada 23/06/2016 às 19h27

probairros-olavo-(1)
Oito barros receberão aporte financeiro para desenvolvimento de projetos (Foto: Olavo Prazeres)

Atualizada Às 19h28

A Secretaria de Governo da Prefeitura de Juiz de Fora assinou, na manhã desta quinta-feira (23), os convênios do programa de apoio a projetos de iniciativa popular, a Lei Pró-Bairros. Oito associações de bairros receberam o aporte financeiro para a realização dos projetos vencedores do edital nas comunidades, e uma nona deverá regularizar os documentos e oficializar o apoio nos próximos dias. Os bairros aprovados foram Nossa Senhora de Lourdes, São Judas Tadeu, Nova Germânia, Teixeiras, São Geraldo, Marumbi, Recanto dos Lagos, Vila Ideal e Floresta. A cerimônia foi realizada na PJF, com a presença do prefeito Bruno Siqueira (PMDB), o secretário de Governo, José Sóter Figueirôa, do deputado estadual Isauro Calais (PMDB), além de vereadores e lideranças comunitárias.

O objetivo do projeto é servir como instrumento de apoio a projetos desenvolvidos pelas associações de moradores da cidade, promovendo e estimulando as parcerias da PJF com as organizações comunitárias. A seleção dos projetos foi realizada por meio de edital, quando as associações legalizadas apresentaram suas propostas para a Comissão Municipal de Avaliação de Projetos Comunitários (Comaprobairros), formada por representantes da União Juiz-forana de Bairros e Distritos (Unijuf) e da Prefeitura. Foram contemplados projetos de esporte, saúde e lazer a serem desenvolvidos pela própria associação.

O presidente da Unijuf, Geraldo Magela de Paiva, salientou que será necessária muita seriedade e dedicação para colocar as iniciativas em prática. A presidente da Associação de Moradores do Bairro Vila Ideal, Michele Martinez, afirmou que o aporte irá auxiliar no crescimento e abertura de novas vagas do projeto “Pé no chão, futuro nas mãos”, que promove atividades ligadas à capoeira no bairro. “Não tínhamos incentivo algum, e agora vamos oferecer mais aulas e palestras educativas para jovens e adultos interessados.”

O secretário de Governo, José Figueirôa, relembrou a importância do Pró-Bairros enquanto único projeto de iniciativa popular já aprovado. “É uma conquista muito importante pra cidade, que começamos a colocar em prática há três anos. Na primeira edição, em 2014, tivemos seis associações interessadas e agora 14 foram inscritas, sendo nove contempladas.”. O Pró-Bairros é oriundo do primeiro projeto de iniciativa popular que se tornou legislação na cidade, aprovada em 2011, por unanimidade, na Câmara Municipal, após ser apresentada pela Unijuf. Em sua fala, o deputado Isauro Calais sinalizou a existência da reserva de R$ 180 mil em emenda parlamentar garantida para dar continuidade ao trabalho no ano que vem.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.