Respeitem os clássicos!
Tom e Vinícius, Lennon e McCartney, Oscarito e Grande Otelo, Woody Allen e sua musa do momento, pão e manteiga, queijo e goiabada. Embora haja quem torça o nariz e invoque seu teor de clichês, algumas duplas simplesmente não podem ser contestadas ou demovidas de seu altar, por um simples motivo: não se mexe com os clássicos. A receita deste domingo traz uma destas tabelinhas, queridinha da confeitaria e das sobremesas em geral, unindo café e chocolate em uma torta musse com diferentes texturas e que é servida gelada, ideal para os dias quentes do recente ano.
“É uma combinação que agrada pelos sabores tradicionais e também pela versatilidade, boa tanto para um café da tarde quanto para uma comemoração festiva, como um aniversário”, diz Joyce Ribeiro, que ensina o preparo da delícia, incluída, pelo menos duas vezes por mês, no cardápio de tortas do Bendito Bistrô e Café, que está sob sua direção e traz algumas novidades.
Segundo Joyce, é preciso seguir atentamente a lista de ingredientes e a ordem dos procedimentos, ou o preparo pode “desandar”. É possível, entretanto, fazer o pão de ló sem chocolate, substituído por uma colher de sobremesa de amido de milho. “Para cortar o bolo, é necessário colocá-lo em uma superfície plana, segurar bem em cima e cortar com uma faca grande como as usadas para cortar pão. Também é importante deixar a musse do recheio gelar bastante para não escorrer na hora de montar a torta.”
Para finalizar, Joyce dá a sugestão de uma decoração que valoriza o quitute na hora de aplicar a cobertura. “Uso bico estrelado e saco de confeitar, faço círculos imitando o formato de rosas”, ensina Joyce, ressaltando que a cobertura também pode ser aplicada só com espátula, de forma mais simples. E nem por isso menos clássica.