Influenciador entrega capivara ao Ibama após denúncias

O influenciador Agenor Tupinambá, conhecido por mostrar sua rotina com uma capivara, entregou o animal ao Ibama após denúncias de maus-tratos. Ele admitiu que cometeu equívocos, mas garantiu que não houve tentativa de exploração. O tiktoker ainda terá que pagar multa e criou uma vaquinha para arrecadar dinheiro.


Por Diário Momento

29/04/2023 às 15h30- Atualizada 29/04/2023 às 15h32

Capivara Filó é entregue ao Ibama

O influenciador Agenor Tupinambá, que ficou conhecido por mostrar sua rotina com a capivara Filó nas redes sociais, entregou o animal ao Ibama após denúncias de maus-tratos. A capivara foi transportada de Autazes, no Amazonas, para o Cetas, um Centro de Triagem de Animais Silvestres, onde será feito um trabalho para que ela seja reintegrada à natureza.

Influenciador admite equívocos, mas nega exploração

Agenor admitiu que cometeu equívocos ao viver com a capivara, mas garantiu que não houve tentativa de exploração. Ele afirmou que os erros foram “inconscientes, sem má índole e nem qualquer tentativa de exploração”. O tiktoker compartilhava seu dia a dia com Filó em uma fazenda em Autazes e se tornou famoso na internet com o conteúdo.

Vaquinha é criada para arrecadar dinheiro para pagar multa

Agenor ainda terá que pagar mais de R$ 17 mil de multa pelo Ibama, já que tinha o prazo para entregar o animal até segunda-feira (24). Para arrecadar dinheiro, o influenciador criou uma vaquinha online. Ele destacou que “infelizmente, não tem como pagar esses valores”.

O tiktoker afirmou que vai “prestar contas” sobre o valor arrecadado e que, caso “qualquer ação legal diminua ou cancele o valor das multas”, vai se comprometer a doar o valor para institutos que promovam o bem-estar dos animais.