‘Ou, bora votar, véi!’
Hoje, mais do que nunca, os adolescentes e jovens precisam transformar seu acesso à informação fácil – acompanhado de uma maior necessidade de opinar sobre política nas redes sociais – em vontade política prática. Graças à democracia, isso é mais que possível; e deixar de fazer este alerta é a simples “falha” que todo mau político espera, já que, hoje, todo adolescente tem acesso instantâneo a informações na palma da mão e pode, portanto, transformar esta proximidade com a política prática em definição de sua escolha, através do voto. Ou seja, a galera que completará 16 anos até o dia da eleição (2/10/2016), ou que já tem 17 anos, pode, sim, mudar a história do país, começando, nas próximas eleições, pela história da sua cidade!
Nesta idade (16 a 17 anos), é facultativo tirar o título (artigo 14 da Constituição), mas querer contribuir para melhorar ou mudar a realidade não pode ser um sentimento facultativo – não podemos nos dar o luxo de escolher se o faremos hoje ou amanhã; tem que ser no presente, tem que ser todo dia! E o título de eleitor é uma ferramenta importantíssima para isso. Sobre a decisão de voto, ninguém pode opinar, ela é individual e intransferível: diante da urna eletrônica é com a gente e a nossa consciência!
Alguém dirá: “mas, por ser individual, por ser um só, é que não conseguimos mudar nada”. Há quem diga ainda: “vou tirar título nada, essa política só piora, é tudo bandido”. Atenção: essas são duas frases perigosas e demonstram a inércia que ajuda a manter a política do jeito que a gente não gosta! O voto é individual, mas a escolha contida nele é coletiva. Basta analisar bem e escolher bem, afinal, hoje, todos têm acesso aos dados e à vida dos candidatos! A outra frase, também perigosa, é tudo o que o mau político gosta de ouvir. Quando alguém bem-informado deixa de tirar o título, e, por consequência, deixa de votar, aí está a garantia de que os maus políticos precisam para se manterem no poder.
“Tá na hora de votar, cara!” O jeito que nossa cidade e o país caminham passa pela política. Participar dela é contribuir com a caminhada, tirando do caminho o que for prejudicial e colocando nele aqueles que se direcionam com a bandeira da virtude e da ética.
Para quem deseja votar já em outubro deste ano, o prazo final para tirar o título de eleitor é 4 de maio de 2016. Marque esta data como o dia em que você resolveu, de fato, contribuir com a história da sua cidade e do seu país!