Destaque para o bem


Por Bruno Siqueira/ Prefeito de Juiz de Fora

12/04/2017 às 07h00- Atualizada 12/04/2017 às 08h21

Os primeiros cem dias de uma gestão acabam se tornando simbólicos para exemplificar o perfil de um mandato, suas prioridades e seus projetos. No nosso caso, esses cem dias de 2017 não podem se desvincular dos quatro anos do primeiro mandato. Trata-se, portanto, de aproveitar a grande oportunidade que nos foi dada pela população para estruturar e continuar um trabalho sob grandes desafios, que precisam ser vencidos diariamente.

Juiz de Fora não é uma ilha isolada. A crise que se estabelece no país desde 2015, com sucessivos índices negativos de crescimento, foi percebida e combatida aqui ainda em 2014, quando já adotamos várias ações de controle dos gastos públicos e internalização de práticas de responsabilidade fiscal, com a exigência de despesas sempre inferiores à arrecadação. Juiz de Fora, por exemplo, foi a única cidade de Minas a integrar o projeto Comunitas, que reúne 15 prefeituras do país em um grande programa de eficiência na gestão pública, com municípios como São Paulo, Porto Alegre, Salvador, Campinas e Curitiba.

Em Juiz de Fora, contamos com um grupo de servidores plenamente conscientes da importância de sua atuação com o zelo do dinheiro público. É uma corrente que começa pelo compromisso com as contas municipais e termina na eficiência dos investimentos públicos na ponta, com a saúde, a educação, o transporte e a segurança da nossa população.
Outros pontos relevantes desse processo dizem respeito ao estímulo de ações pelo caráter transparente e o perfil inovador da gestão que estamos construindo desde 2013. Projetos da cidade – como a parceria com o Waze na mobilidade urbana, o Centro de Controle e Monitoramento, os aplicativos de participação cidadã e o Bem Comum -, de engajamento com a população, estão sendo replicados para outros municípios e ganhando destaque nacional.

A trajetória até a cidade que queremos não tem facilidades, mas vem sendo perseguida com empenho, transparência e responsabilidade. Os primeiros cem dias de 2017, portanto, comprovam a continuação dessa caminhada, apoiada em passos seguros e calculados. Mas que, acima de tudo, revelam a disposição máxima para a construção que nos propusemos a fazer para que Juiz de Fora retome, de vez, sua posição de destaque no estado e no país. O caminho é esse!

Este espaço é livre para a circulação de ideias e a Tribuna respeita a pluralidade de opiniões. Os artigos para essa seção serão recebidos por e-mail ([email protected]) e devem ter, no máximo, 35 linhas (de 70 caracteres) com identificação do autor e telefone de contato. O envio da foto é facultativo e pode ser feito pelo mesmo endereço de e-mail.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.