O Brasil é um país sério?


Por Tribuna

05/08/2016 às 07h00- Atualizada 05/08/2016 às 08h01

Certa vez, acredito que foi na década de 1950, o presidente francês Charles de Gaulle visitou oficialmente o Brasil e, depois de algumas verificações, emitiu um parecer que ficou famoso para sempre. Disse ele: “O Brasil não é um país sério!”. Os nacionalistas de plantão se sentiram ofendidos e queriam que ele se retratasse, pois teria conceituado de forma desrespeitosa a nossa pátria amada.

Entretanto, uma grande parte da nossa população achou que o general, que era um homem muito esclarecido, tinha acertado na mosca e tinha tido a coragem de falar uma verdade que era antiga e que nunca perderia a validade. Cada vez que ligamos um rádio para ouvir os noticiários, ver os telejornais da TV ou ler jornais e revistas, ficamos a nos perguntar: “De Gaulle estava certo ou errado?”.

Será que nossa política tem homens sérios ou será que eles pensam somente nas vantagens que os seus cargos podem lhe oferecer para engordar suas contas bancárias? Será que nossos homens públicos estão bem preparados para executar suas missões ou estão nelas pela oportunidade de poder aparecer na mídia e pular para cargos maiores e mais polpudos em termos de vantagens financeiras? Será que nossa população, em geral, não gosta da “Lei do Gerson” para tirar algum tipo de vantagem seja em que área for? Infelizmente, as notícias ruins florescem diariamente e crescem em quantidade cada vez maior.

Vendo o noticiário mais recente sobre as Olimpíadas, ficamos sabendo que as instalações para as delegações estrangeiras estão sendo entregues de forma incompletas, e, por isso, elas estão indo para hotéis, onde terão um mínimo de conforto. Ora, há quanto tempo já sabíamos da data em que começaria essa competição? Por que deixar coisas para a última hora? Para mostrar ao mundo o famoso “jeitinho brasileiro”? É assim que queremos incrementar o turismo em nossa pátria? Ou vamos reclamar novamente quando os estrangeiros disserem as verdades?

Se formos um povo sério, em todos os sentidos, teremos que mudar muita coisa em nossa maneira de ser e de agir. O Brasil é uma terra maravilhosa. Pero Vaz de Caminha já previa isso quando de nosso descobrimento. Estamos praticamente imunes aos tipos de catástrofes que outros países enfrentam. Porém, será que estamos fazendo o certo para merecer esta terra?

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.