Cada Ano-Novo é sempre uma esperança
“Desejo que 2026 seja melhor, cada vez melhor para todos.”
“O ano será novo se, em nós e à nossa volta, superarmos o velho. E velho é tudo aquilo que já não contribui para tornar a felicidade um direito de todos. À luz de um novo marco civilizatório há que superar o modelo produtivista-consumista e introduzir, no lugar do PIB, a FIB (Felicidade Interna Bruta), fundada numa economia solidária.” (Frei Betto)
O Ano-Velho ficou para trás com tudo que vivemos, realizamos e deixamos de fazer. Ficaram apenas as recordações. É sempre bom lembrar: “viver bem cada momento da vida, pois o que volta não é o tempo e sim a vontade de voltar”.
Desejo que 2026 seja melhor, cada vez melhor para todos. Que possamos iniciá-lo com o coração leve, sem mágoas, rancores, ressentimentos e com muita esperança, pois só assim alcançaremos a paz tão desejada.
Que a chama da esperança em dias melhores não se apague e que persista sempre com sua luz nos fortalecendo e iluminando nossos caminhos.
Para aqueles que se encontram perdidos, que consigam se encontrar através do autoconhecimento.
Para os que perderam o rumo envolvendo-se com o álcool, as drogas, o desânimo e a desesperança, que encontrem seus caminhos através da superação e da descoberta do sentido da vida.
Para os desempregados, que encontrem trabalho.
Para os doentes, a perseverança, a fé e a saúde.
Para os que sofrem, consolo e coragem para mudar o que pode ser mudado e aceitar o que não pode ser mudado.
Para os abandonados, o aconchego de um lar.
Para os idosos, respeito e carinho.
Para as crianças, um lar onde exista amor, carinho, respeito, alimento e que possam viver a infância com alegria.
Para os que sofrem perseguição e injustiça, que encontrem forças e coragem para enfrentar a situação sem ódio e violência.
Que a violência em todas as suas manifestações possa ter um fim.
E para que isto aconteça é preciso eliminar as causas: quer sejam doenças, traumas, conflitos familiares, desigualdade social e interesses econômicos.
Que todos nós possamos abrir nossos corações para Deus, pois só ele poderá nos dar o amor, o bálsamo para nossas feridas, a coragem, a perseverança, a sabedoria e a verdadeira paz.
A todos os leitores e familiares um feliz Ano Novo. É preciso acreditar e lutar por dias melhores. Realismo sim, pessimismo não.
*Lenira Rocha Peres Mercadante é psicóloga
Esse espaço é para a livre circulação de ideias e a Tribuna respeita a pluralidade de opiniões. Os artigos para essa seção serão recebidos por e-mail ([email protected]) e devem ter, no máximo, 30 linhas (de 70 caracteres) com identificação do autor e telefone de contato. O envio da foto é facultativo e pode ser feito pelo mesmo endereço de e-mail.









