Novo HPS: Estado deposita R$ 5 milhões para Prefeitura iniciar projetos

Com valor da transferência, Município irá publicar edital para licitar e contratar os projetos arquitetônicos


Por Bernardo Marchiori

30/12/2025 às 16h47- Atualizada 30/12/2025 às 18h10

O pagamento de R$ 4.999.731,34 do Governo de Minas Gerais à Prefeitura de Juiz de Fora para a construção do novo Hospital de Pronto Socorro (HPS) foi realizado na manhã desta terça-feira (30). Com o valor da transferência, a próxima etapa, de responsabilidade do Município, é a publicação do edital para licitar e contratar os projetos arquitetônicos.

O financiamento, segundo a ordem de pagamento, tem como objeto a realização de diagnóstico da situação atual, estudo de viabilidade, elaboração de projeto básico e de projetos executivos de engenharia, visando à implantação do novo HPS no edifício originalmente destinado ao Hospital Regional na cidade – cujas obras estão paralisadas desde 2017.

De acordo com o Ministério Público de Minas Gerais, quando os projetos estiverem prontos, será realizado o segundo convênio para repasses dos valores para as obras. O acordo de convênio para repasse do dinheiro para custear os projetos havia sido assinado em 18 de dezembro, com publicação no Diário Oficial de Minas Gerais no dia seguinte.

Um despacho foi anexado aos autos do processo também no dia 19 de dezembro, destacando que, após a publicação no Diário Oficial, as partes deverão informar a Justiça a respeito do início do projeto. Além disso, o Município foi intimado a juntar aos autos, no prazo de 15 dias, as fotografias da obra, a fim de comprovar a limpeza dos 2º, 3º e 4º andares e a colocação das telhas, para viabilizar a designação de nova vistoria.

O prazo volta a correr apenas no dia 7 de janeiro, quando encerra o período de recesso do Poder Judiciário (entre 20 de dezembro e 6 de janeiro).

Procurada pela Tribuna, a Prefeitura de Juiz de Fora informou, em nota, que “o pagamento confirma o bom andamento da pactuação feita junto ao Poder Judiciário, com as partes cumprindo suas responsabilidades”. Em seguida, afirmou que “a expectativa é de que o termo de referência para a contratação do projeto seja lançado logo no início de 2026” e que “a Administração Municipal ratifica que trabalhará para que a construção do Novo HPS ocorra no menor tempo possível, de modo a qualificar ainda mais o atendimento de nossa população”.

A Tribuna também entrou em contato com o Governo de Minas Gerais para outras informações a respeito das próximas etapas do processo. Contudo, não houve retorno até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto.

Novo HPS surge de frustração com Hospital Regional

Anunciado em 2010 e com obras iniciadas no mesmo ano, o Hospital Regional foi projetado para ser referência em atendimento hospitalar da Zona da Mata. O hospital ocupa terreno de 44 mil metros quadrados e área construída de 29.670 metros quadrados.

O projeto inicial englobava quatro blocos, com 226 leitos, pronto atendimento, salas de cirurgias, tratamentos emergenciais e outras atividades médicas. A estrutura começou a ser erguida na Rua Henrique Burnier, próximo ao Terminal Rodoviário Miguel Mansur, no Bairro São Dimas, Zona Norte.

Em maio deste ano, o Governo de Minas confirmou oficialmente que não daria continuidade às obras do Hospital Regional de Juiz de Fora.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.