Quadrilha de traficantes que mantinha conexão com o Rio é desarticulada
Entre os materiais apreendidos estavam mais de 4 mil embalagens com pinos e papelotes de cocaína

Uma quadrilha de traficantes de drogas com conexão com o tráfico do Rio de Janeiro foi desmantelada pela Polícia Militar, em São João Nepomuceno, a cerca de 90 quilômetros de Juiz de Fora, nesta sexta-feira (21). A ação, realizada em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais e com a Polícia Civil, resultou na prisão de 13 pessoas e na apreensão de mais de quatro mil embalagens com pinos e papelotes de cocaína, mais de dois quilos de maconha, identificados com os dizeres “conexão RJ – MG”, e seis armas de fogo.
Ao todo, foram cumpridos 51 mandados de busca e apreensão e 19 de prisão. Com foco em São João Nepomuceno, a operação também contou com ações em cidades vizinhas, como Rio Novo, Guarará, Bicas, Guarani, Cataguases e Descoberto.
De acordo com a assessoria organizacional da Polícia Militar, participaram da ação 247 policiais militares do 2º Batalhão e da 4ª Companhia Independente de Policiamento Especializado e quatro policiais civis. Foram empregadas 61 viaturas e o helicóptero da corporação. “Em virtude de mandados de prisão, prendemos infratores envolvidos com o tráfico e que têm conexão com criminosos do Rio de Janeiro. Em alguns mandados de busca e apreensão obtivemos êxito e conseguimos localizar e apreender uma quantidade expressiva de drogas”, destacou o major do 2º Batalhão da Polícia Militar, Silas Florenzano, que comandou os trabalhos.
Ainda conforme a assessoria, foram apreendidas cinco armas de fogo, duas armas brancas, um veículo e 79 pessoas abordadas, das quais 32 acabaram presas, sendo 13 com mandados de prisão em aberto para cumprimento, e dois adolescentes apreendidos. Os policiais também recolheram 136 pedras de crack e R$ 5.419. Os dados ainda estavam sendo consolidados até a tarde desta sexta-feira.
O órgão de comunicação da PM ressaltou que a quadrilha desarticulada teria ligação com o Comando Vermelho, organização criminosa do Rio, e que a operação teve como objetivo maior inibir a atuação desta facção na região. Major Florenzano também ressaltou que a operação representa um impacto positivo no combate à criminalidade. “Temos certeza que, com esse trabalho, nós conseguimos enfraquecer esse tráfico ilícito de drogas na região e trazer uma tranquilidade maior para a comunidade local. Nós vamos continuar incisivos no combate à criminalidade”, concluiu.
Tópicos: polícia