VÍDEO: cadela e filhotes presos em manilha de concreto são resgatados após soterramento

Ação de resgate contou com planejamento estratégico do Corpo de Bombeiros


Por Pâmela Costa

18/04/2024 às 12h15

Após ficar presa dentro de uma manilha de concreto e ser soterrada, uma cadela foi resgatada junto com seus quatro filhotes na noite dessa quarta-feira (18). A ação mobilizou uma equipe do Corpo de Bombeiros próximo ao Córrego Bom Será, na BR-120, rodovia que liga a cidade de Ponte Nova a Viçosa. Um dos filhotes não resistiu.

Conforme relatou o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) no registro da ocorrência, assim que a equipe chegou no local foi possível observar os cachorros presos em uma manilha de captação e escoamento de água pluvial. A estrutura de concreto corta a via vicinal localizada em frente a casa da tutora dos animais.

Apesar de ter visualização dos cachorros, a área estava coberta por terra que havia descido de uma encosta. Com isso, o diâmetro da manilha tinha o espaço reduzido pela metade, o que impedia a locomoção. A estratégia encontrada pelos bombeiros foi mensurar a distância em que os animais estavam do final da tubulação. Assim, a área foi escavada em um ponto próximo e, posteriormente, foi feita a quebra gradativa da manilha.

O buraco na estrutura foi aberto próximo à cabeça da cadela. Ela foi puxada para trás e liberada do confinamento. De forma semelhante, os outros cães foram sendo resgatados. Durante a ação, entretanto, um dos filhotes foi retirado já sem vida do local. Os demais animais socorridos foram devolvidos à tutora – que foi quem acionou os bombeiros. 

Cadela e filhotes resgatados soterramento bombeiros 2
Foto: Corpo de Bombeiros

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.