Um Dia no Parque: ação promove atividades em Unidades de Conservação da Zona da Mata

Evento anual tem objetivo de incentivar contato com a natureza e conscientizar importância da preservação desses espaços; saiba quais parques vão participar 


Por Nayara Zanetti

17/07/2024 às 13h26- Atualizada 17/07/2024 às 17h09

ibitipoca leonardo costa2
Parque Estadual do Ibitipoca, 90 km distante de Juiz de Fora, também participará do evento (Foto: Leonardo Costa)

Todo ano, desde 2018, a campanha Um Dia no Parque promove atividades em Unidades de Conservação (UCs) do Brasil com o objetivo de incentivar o contato com a natureza e conscientizar a população sobre a importância da preservação dessas áreas. Com o tema “Natureza para todas as pessoas”, a ação busca despertar o sentimento de pertencimento através da visitação às mais de 2.500 UCs que ajudam a proteger a rica biodiversidade e a história do país. Em 2024, o evento vai acontecer no próximo domingo (21), em comemoração ao aniversário do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), a legislação das UCs. A Tribuna listou os parques participantes da Zona da Mata, disponíveis na sequência desta publicação. 

Entre as atividades estão a prática de observação de pássaros, passeio noturno para ver o sol nascer, visita a grutas, trilhas, debates e outros programas de ecoturismo. “Admirar uma paisagem, tomar banho de cachoeira, sentir o vento, ouvir os pássaros, caminhar entre as árvores são experiências que nos lembram que fazemos parte da natureza e que nós também somos protegidos pelas Unidades de Conservação”, destaca a organização do evento. 

Nas  edições  passadas,  milhares  de  pessoas  visitaram  as  Unidades  de Conservação  e  praticaram  atividades  como ciclismo,  slackline, yoga e contemplação da paisagem. As atividades foram promovidas pelas UCs e também por associações, empresas particulares, voluntários, grupos de amigos, entre tantos outros que se reuniram nesta celebração. Algumas pessoas tiveram a oportunidade de visitar uma unidade de conservação de sua região pela primeira vez e conhecer a riqueza natural protegida por estas áreas, além do estímulo à saúde física, mental e emocional através de um equilíbrio com a natureza.

Confira os parques participantes e as atividades propostas: 

  • Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora

Juiz de Fora

Realização: Instituto de Ciências Contemplativas em parceria com o WWF

Instagram, Site e Kindfulness

Atividade: Com uma a duas horas de duração, a atividade começa com um acolhimento dos participantes, uma breve apresentação da atividade, e uma rápida aterrissagem. Em seguida, será conduzida uma caminhada consciente durante aproximadamente 20 a 40 minutos, de baixo grau de dificuldade. Após a caminhada, haverá uma pausa para uma prática contemplativa envolvendo a natureza, de aproximadamente 20 minutos. O grupo será conduzido ao ponto de partida com uma caminhada consciente e finalmente será promovida uma rápida partilha. A atividade de contemplação poderá ocorrer no período da manhã (10h).

A atividade pode ser oferecida para qualquer interessado, visto que não há necessidade de conhecimento prévio ou preparo físico. O tamanho dos grupos pode variar entre 20 e 50 pessoas, dependendo da localidade. Apesar de não haver necessidade de inscrição para participar, recomendamos o preenchimento do formulário de intenção de participação para que possamos informar sobre os pontos de encontro e horário exato da atividade em cada localidade: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScAnEa1-QZ1vp3RNW86gHZk_FqbYzsO4qpFmv5Utw0sYryagw/viewform 

 Como chegar: Cel. Almeida Novais, 246 – Santa Terezinha

jardim botanico fernando priamo
Jardim Botânico (Foto: Fernando Priamo / Arquivo TM)

Lima Duarte

Realização: IEF e Parquetur

Atividade: Ecocine com a exibição do filme Wall.E, com pipoca e refri no auditório do Centro de Visitantes – 20/07 e 21/07

Atividade: Exposição e Bate Papo com a Polícia Militar de Meio Ambiente de MG no platô do restaurante – 21/07

Atividade: Experiência Espeleológica – 20/07 e 21/07. Atividade guiada em cavernas do PEIB abertas à visitação. Durante o trajeto serão abordados temas de introdução a espeleologia, características físicas e bióticas do ambiente subterrâneo e conservação e riscos em atividades de espeleoturismo, além de realização de dinâmicas de interpretação deste ambiente.

Atividade: Passeio noturno para ver o sol nascer no Pico do Pião durante todo o mês de junho. Mais informações no site do Parque do Ibitipoca.

 

Área de Proteção Ambiental de Caparaó

Caparaó

Realização: Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Prefeitura Municipal de Caparaó

Atividade: A definir 

Como chegar: Córrego das Missões, Distrito Capim Roxo -Caparaó MG

 

Parque Ecológico Municipal da Serra do Lenheiro

São João del Rei

Realização: Instituto de Ciências Contemplativas em parceria com o WWF

Instagram, Site e Kindfulness

Atividade: Com uma a duas horas de duração, a atividade começa com um acolhimento dos participantes, uma breve apresentação da atividade, e uma rápida aterrissagem. Em seguida, será conduzida uma caminhada consciente durante aproximadamente 20 a 40 minutos, de baixo grau de dificuldade. Após a caminhada, haverá uma pausa para uma prática contemplativa envolvendo a natureza, de aproximadamente 20 minutos. O grupo será conduzido ao ponto de partida com uma caminhada consciente e finalmente será promovida uma rápida partilha. A atividade de contemplação poderá ocorrer no período da manhã (10h) ou tarde (14h). 

A atividade pode ser oferecida para qualquer público interessado, visto que não há necessidade de conhecimento prévio ou preparo físico. O tamanho dos grupos pode variar entre 20 e 50 pessoas, dependendo da localidade. Apesar de não haver necessidade de inscrição para participar, recomendamos o preenchimento do formulário de intenção de participação para que possamos informar sobre os pontos de encontro e horário exato da atividade em cada localidade: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScAnEa1-QZ1vp3RNW86gHZk_FqbYzsO4qpFmv5Utw0sYryagw/viewform 

 Como chegar: Águas Férreas (Tejuco)

 

Parque Estadual da Serra do Brigadeiro

Fervedouro

Realização: Caminhantes do Caparaó,  Secretaria de Turismo e Meio Ambiente de Fervedouro  e o Parque Estadual da Serra do Brigadeiro

Atividade: 01 – Banho de Floresta

Atividade de caminhada contemplativa 

Local: Trilha das Águas 

Horário: 8h

Duração: 2h

Público: todos

Como participar: peencher formulário de inscrição online

Capacidade: 15 pessoas

Evento gratuito 

02 – Banho de Floresta

Atividade de caminhada contemplativa 

Local: Trilha das Águas 

Horário: 14h

Duração: 2h

Público: todos

Como participar: peencher formulário de inscrição online

Capacidade: 15 pessoas

Evento gratuito

Como chegar: https://maps.app.goo.gl/Afm6xALiRMxyYBDc8

 

Parque Estadual da Serra do Brigadeiro

Araponga

Realização: Guarus Adventure / Em foco Fotografia

Atividade: Oficina de Fotografia “Brigadeiro Em Foco”

A partir das 8h, término: 15:30h.

Ponto de encontro: Sede da UC, PESB: Endereço: Estrada Araponga, Fervedouro MGC 482 km 15, Zona Rural, Araponga, Minas Gerais, CEP: 36594-000. 

Destinado ao público em geral, sem limite de idade.

Câmera fotográfica ou celular; trazer os equipamentos carregado e com espaço para armazenamento de imagens.

Recomendado vir agasalhado pois a área costuma apresentar temperatura baixa neste horário.

Não há cobrança de taxa, mas é preciso fazer Inscrição pelo e-mail [email protected]

Trazer água e alimento pois o local não tem lanchonete. Há sanitário.

Como chegar: O acesso mais utilizado é pela cidade de Araponga. A estrada não é pavimentada e seu estado de conservação é regular.

O Parque fica a 290 km de Belo Horizonte, entre os municípios de Araponga e Fervedouro. Saindo de Belo Horizonte, seguir pela BR 040, no sentido do Rio de Janeiro, até a BR 356 (rodovia dos Inconfidentes), sentido Ouro Preto. Seguir pela MG 262 até o município de Ponte Nova e entrar na BR 120, sentido Viçosa. Em Viçosa, no trevo para Ubá, pegar o acesso para São Miguel do Anta e, depois, pela BR 482 até Araponga. Antes de chegar à cidade de Araponga virar à direita na Copasa. A partir daí, seguir por 11 km de estrada de terra até a Portaria Araponga do Parque. A partir de Viçosa, a estrada está bem sinalizada.

Outro acesso para o Parque, chegando pela Portaria Pedra do Pato, é pelo município de Fervedouro que fica a 27,7km. A estrada não é pavimentada.

 Atenção: No período das chuvas as estradas de acesso ao Parque tornam-se escorregadias, sendo recomendável o uso de veículo com tração 4×4. Veículos maiores, como ônibus, poderão ter mais dificuldade de acesso ao Parque, dessa forma, sugerimos que venham com veículos menores (limite máximo micro-ônibus) pois a estrada de acesso é sinuosa, íngreme e estreita (alguns pontos só cabe um veículo por vez).

 Não há transporte público de acesso à sede da Unidade. A melhor opção para o deslocamento de ônibus é até à comunidade de Bom Jesus do Madeira – município de Fervedouro – que está a aproximadamente 9 km do centro de visitantes ou deslocamento até a cidade de Araponga que está a aproximadamente a 11 km. A partir destes dois pontos, é possível contratar serviços de transporte particular para deslocamento até a Sede do Parque. Informações sobre horários das linhas de ônibus consultar as empresas responsáveis por essa prestação de serviço.

Parque Estadual da Serra do Brigadeiro

Araponga MG/ Miradouro MG

Realização: Reconexão e Hiking (Mariana Malta, Shakal Carlos e Priscilla Ventura)

Atividade: Contemplação da natureza, com pausas para reflexões e momento de meditação guiada.

Trilha de curto percurso, iniciada pela trilha do Muriqui, seguindo em direção a trilha da lajinha, onde podemos avistar uma bela paisagem das montanhas.

Destinada a qualquer idade. É importante usar roupas adequadas, calça, calçados fechados e confortáveis, e agasalhos pois a região é bastante úmida e fria nessa época.

Limite Máximo de 10 pessoas, e a inscrição deve ser feita através do e-mail [email protected] 

Dúvidas podem ser tiradas pelo whatsapp a seguir https://chat.whatsapp.com/JESze1qgF5UBeL72t1i2Hm

 Evento gratuito, com objetivo de reconectar as pessoas com a natureza!

Como chegar: O Parque do Brigadeiro possui dois acessos: O mais próximo de Muriaé – sede do circuito – é a portaria ‘Pedra do Pato’ que está a 87 km, seguindo pela BR 116 (antiga Rio-Bahia) até chegar à cidade de Fervedouro. Em Fervedouro, seguir 20 km em estrada de terra até o distrito de Bom Jesus do Madeira, continuar por mais 7 km até chegar à sede do Parque. Já para quem vem de Belo Horizonte, o caminho passa por Viçosa, vai até o trevo de acesso a Ubá, segue sentido São Miguel do Anta e, depois, pela BR 482 até Araponga. A partir daí, seguir por 11 km de estrada de terra até a ‘Portaria Araponga’, mais 1 km chega-se ao Parque.

 

Parque Estadual da Serra do Brigadeiro

Araponga

Realização: In Natura Ecoturismo e Aventuras

Atividade: Roteiro In Natura – trilha das águas  Parque Estadual Serra do Brigadeiro:

 Dia 21 de Julho

07:00 – Saída de Viçosa (Ponto de encontro: Posto caçula ao lado da rodoviária)

09:00 – Trilha das Águas

13:00 – Almoço

15:30 – Volta para Viçosa

Público alvo: Geral, incluindo crianças com os pais, adultos iniciantes e idosos.

Nível: Fácil

Número de pessoas: 16

Inscrições pelo Instagram: Innatura_aventuras

Como chegar: Estrada Araponga para Fervedouro, km 15 s/n Zona Rural 

 

Parque Florestal Municipal de Ubá

Ubá

Realização: Prefeitura Municipal de Ubá

Atividade: Trilha Ecológica

A partir das 9 horas

Ponto de encontro: Portaria do Parque ao lado da Policia Ambiental – Rodovia Ubá – Juiz de Fora Km 83 – Horto Florestal

Destinado ao público em geral (limite 50 pessoas)

Recomendado repelente, protetor solar, roupa e calçado confortáveis

Não há cobrança de taxa, mas é preciso fazer Inscrição pelo e-mail [email protected]

Trazer água e alimento pois o local não tem lanchonete. Há sanitário.

 Como chegar: Rodovia Ubá-Juiz de Fora (Rodovia MGT-265 ) KM 83 – Horto Florestal https://maps.app.goo.gl/G9sezroNH9mYndZd6

 

Parque Natural Municipal do Cristo Redentor

Viçosa

Realização: Instituto Socioambiental de Viçosa (ISAVIÇOSA)

​Atividade: Tema: Natureza para todas as pessoas? Diversidade e Natureza no Parque do Cristo

A atividade propõe uma caminhada na natureza em que os visitantes serão convidados a refletir sobre as desigualdades no acesso às áreas verdes no Brasil e, especialmente, na cidade de Viçosa. A proposta transforma o tema da campanha em uma pergunta, com o objetivo de provocar uma reflexão sobre as desigualdades socioambientais no nosso país e no mundo. A atividade oferecida busca unir um exercício contemplativo de caminhada na natureza com observação interpretativa da paisagem e promoção de reflexões temáticas. A trilha, conduzida pela equipe do Parque, será realizada com algumas paradas estratégicas para propor o debate de temas específicos como: quem tem mais acesso às áreas verdes da cidade? Há um corte de classe, gênero e raça no direito ao acesso a essas áreas? Como os poderes públicos lidam com o planejamento urbano no que tange à garantia do direito da população de usufruir de um meio ambiente ecologicamente equilibrado?

Horário da atividade: saídas às 8h, 10h, 14h e 16h

Ponto de encontro: O ponto de encontro para início da atividade será no Parque do Cristo, no acesso à parte baixa, próximo ao Centro Municipal de Educação Dr. Januário de Andrade Pontes, Centro, Viçosa, Minas Gerais.

Público: Destinado ao público em geral, sem limite de idade (crianças devem estar acompanhadas de responsável).

A atividade não exige nenhum pré-requisito, condicionamento físico ou experiência anterior em atividades na natureza. 

Recomendado usar calçado fechado e confortável, levar água para beber, boné ou chapéu e protetor solar. Também é recomendado trazer câmera fotográfica.

Cada grupo terá no máximo 20 pessoas.

Não há cobrança de taxa, mas é preciso fazer inscrição pelo formulário:

https://forms.gle/GhrTLadA2KQv7ao48

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.