Receita Federal apreende produtos eletrônicos avaliados em mais de R$ 500 mil

Ação aconteceu entre os dias 12 e 14 de setembro, em Ubá e Rio Pomba


Por Davi Carlos Acácio

15/09/2023 às 15h46

Em nova fase da Operação Gray Line, com o objetivo de combater o comércio ilegal de smartphones e outros produtos eletrônicos, a Receita Federal apreendeu mais de R$ 500 mil em mercadorias irregulares nas cidades de Ubá e Rio Pomba. As abordagens contaram com o apoio da Polícia Militar a da Polícia Rodoviária Federal.

De acordo com a Receita Federal, as mercadorias comercializadas pelos estabelecimentos abordados entraram no país de forma irregular, burlando o pagamento dos impostos obrigatórios na importação formal. A pena de reclusão para o crime de importação irregular é de 1 a 4 anos. Além das fraudes fiscais, as mercadorias não passaram por testes de homologação das agências responsáveis, tais como a Anatel.

O combate ao descaminho, conforme a Receita Federal, busca inibir a sonegação de impostos, que permite que os comerciantes vendam os produtos ilegais por um preço mais baixo, prejudicando empresários que atuam corretamente com o setor.

Segundo a Receita Federal, “o nome Gray Line faz referência a uma linha de produtos de uma marca renomada de equipamentos eletrônicos. De acordo com as investigações, os importadores desses eletrônicos se referem aos aparelhos importados de forma irregular como aparelhos da linha cinza” (em inglês, Gray Line).

Leia mais notícias sobre a Zona da Mata aqui.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.