Sebrae oferece formação empreendedora no entorno do Parque Estadual Serra Negra da Mantiqueira
Ações pretendem despertar para oportunidades que devem surgir com abertura de Unidade de Conservação
Com a criação do Parque Estadual Serra Negra da Mantiqueira, em 2018, os municípios do entorno – Lima Duarte, Olaria, Rio Preto e Santa Bárbara do Monte Verde – têm buscado infraestrutura e formação para receber o ecoturismo, que deve ser intensificado com a abertura efetiva da Unidade de Conservação. Iniciativas do Sebrae Minas, criadas juntamente a confecção do plano de manejo, buscam conscientizar e educar a comunidade para um olhar empreendedor.
Em parceria com a Prefeitura de Olaria, o Sebrae está financiando a construção do plano de manejo, documento necessário para estabelecer o uso dos recursos naturais do parque. A organização responsável por esse estudo é a Prea (Programa de Educação Ambiental), que começou os trabalhos em novembro de 2023. Fora isso, o Sebrae propõe contato direto com a comunidade e a formação dos moradores para as oportunidades que vão surgir junto com o parque.
Conforme explica o analista do Sebrae, Tarcísio Fagundes, criar um plano de manejo é caro, visto que o documento passa por muitas etapas e necessita do trabalho de diversas pessoas. “Junto com a Prefeitura de Olaria nós propomos ao Instituto Estadual de Florestas que os custos deste plano fossem divididos entre o Sebrae e a Prefeitura. Além disso, sugerimos que o documento superasse a parte técnica e fosse ao encontro das comunidades que serão diretamente afetadas pela criação do parque.”
Tarcísio afirma que o Sebrae tem conversado com a população local e identificado moradores que possuem interesse em trabalhar com o turismo. “Vamos mapear pessoas que já têm algum trabalho de produção associada, por exemplo, produção de queijo, algum doce, mel, artesanato. Pessoas que não necessariamente querem receber o turista na sua propriedade, mas que podem ter seu produto vendido em alguma venda da região.”
Outra ação do Sebrae são palestras sobre empreendedorismo nas escolas, voltadas principalmente para alunos do ensino médio. As apresentações já aconteceram em Rio Pedro, Lima Duarte e Bom Jardim, município que não faz fronteira com o parque, mas que também tem potencial de crescimento com o turismo. “Agora vamos partir para Olaria, conversamos com alunos para que eles consigam enxergar as oportunidades que a região está oferecendo, até mesmo para eles definirem a profissão que vão investir. Se seguirão os estudos em uma faculdade, se vão fazer um curso técnico ou empreender.”
Segundo Tarcísio, o Sebrae está focado na conversa com o produtor local para que possa se formar um circuito econômico e turístico que vá muito além do Parque Estadual Serra Negra da Mantiqueira. “Em Ibitipoca, para além do parque, existe um grupo de produtores que trabalha em função do turismo rural. Nós queremos fazer a mesma coisa nas comunidades no entorno da Serra Negra, preparando outros atrativos para receber os turistas.”