MPMG executa operação de combate a tráfico de drogas e lavagem de dinheiro
Ao todo, nove mandados de prisão preventiva foram cumpridos com o emprego de 39 policiais e dez viaturas
A segunda fase da Operação Bereshit cumpriu nove mandados de prisão preventiva expedidos pela Justiça, em Juiz de Fora e Ubá, na manhã dessa terça-feira (12). A força-tarefa visa a apuração de práticas de crimes como organização criminosa, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. As investigações seguem, conforme o promotor de Justiça Breno Costa da Silva Coelho, que ainda destacou a inclusão de novos crimes e outros investigados nas próximas fases da ação.
A operação foi coordenada pelo Ministério Público, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Regional de Visconde do Rio Branco, e das Promotorias de Justiça Criminal da Comarca de Ubá. Foram empenhados 39 policiais militares e dez viaturas na ação.
A primeira fase da Operação Bereshit ocorreu em março de 2019, quando foi oferecida denúncia contra 19 pessoas, acusadas de formação de organização criminosa, com atuação em Ubá e Visconde do Rio Branco. O grupo praticava crimes como tráfico de drogas, associação para o tráfico, lavagem de dinheiro e outras infrações consideradas graves. Na época, o Ministério Público identificou, por meio de investigação, a existência de uma hierarquia dentro da organização e o líder do grupo seguia foragido.
O Gaeco ainda ressaltou que a integração entre os órgãos e as polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária, as Receitas Estadual e Federal, assim como as Corregedorias e o Departamento Penitenciário foram destacados como fundamentais para realizar o combate à criminalidade.