Aeroporto Regional amplia operações com autorização para uso total da pista

Medida elimina restrições operacionais, reduz tempo de voo e aumenta eficiência nas manobras


Por Mariana de Souza*

10/06/2025 às 06h00

aeroporto regional
Aeroporto Regional (foto: Leonardo Costa)

O Aeroporto Presidente Itamar Franco recebeu autorização do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) para realizar pousos e decolagens sem restrições nas duas cabeceiras da pista: a 26, voltada para Rio Novo, e a 08, em direção a Goianá. A decisão permite também operações por instrumentos (IFR) na cabeceira 08, otimizando os procedimentos de aproximação, pouso e taxiamento.

A liberação foi possível após a implementação do Plano Básico de Zona de Proteção do Aeródromo (PBZPA), elaborado com base em estudo que identificou obstáculos naturais e construções em um raio de 32 quilômetros ao redor da pista. O plano define uma área de segurança para garantir manobras aéreas adequadas e impedir que futuras edificações comprometam a operação do aeroporto.

Com a adoção do plano, qualquer nova construção nas áreas mapeadas só poderá ser aprovada após análise do DECEA, por meio do processo denominado Objeto Projetado no Espaço Aéreo (OPEA), que avalia o impacto das edificações sobre as operações aéreas.

Flávio Santos, superintendente do Aeroporto Regional, explicou que a mudança traz ganhos importantes de eficiência e segurança. “Agora, voos provenientes de São Paulo podem realizar aproximações diretas pela cabeceira 08, sem necessidade de contornar a pista para utilizar a cabeceira oposta. Isso reduz o tempo de voo, o consumo de combustível e aumenta a segurança operacional.”

Aeroporto busca ser mais atrativo

De acordo com Alexander Cerqueira, diretor da Socicam — empresa responsável pela administração do aeroporto —, o estudo foi conduzido de forma voluntária, mesmo sem exigência legal, como parte de uma estratégia para fortalecer a operação do terminal. ”Optamos por avançar nesse processo, justamente para elevar ainda mais os padrões de confiabilidade das nossas operações e ampliar as possibilidades de pouso, tornando o aeroporto mais atrativo para as companhias aéreas.”

Com capacidade para até 600 mil passageiros por ano, o Aeroporto da Zona da Mata possui a segunda maior pista de pouso de Minas Gerais, com 2.525 metros de extensão. Atualmente, opera voos regulares da Azul para o Aeroporto de Viracopos (SP) e da GOL para Congonhas (SP).

*estagiária sob supervisão da editora Fabíola Costa

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