Idoso morre soterrado após fortes chuvas em cidade da região

Temporal que atingiu Carangola deixou 12 pessoas desalojadas


Por Mariana de Souza

09/01/2025 às 19h26

Um idoso de 74 anos morreu soterrado após um deslizamento de terra atingir a casa onde mora no Bairro Horto Florestal, em Carangola, na Zona da Mata, durante as fortes chuvas de quarta-feira (8).

Os deslizamentos atingiram bairros como Horto Florestal, Aeroporto e Centro. Imóveis foram interditados, e os moradores foram encaminhados para abrigos e casas de familiares. Ao todo 12 pessoas ficaram desalojadas.

Alguns córregos, como o Córrego do Coroado e o Córrego Galo, transbordaram devido à forte chuva. O rio da região subiu rapidamente, atingindo áreas mais baixas e próximas ao bairros mais afetados pelas chuvas. Apesar do alagamento, o nível da água recuou em seguida. Os impactos foram registrados principalmente no Distrito de Lacerdina e no Bairro da Varginha, que estão nas proximidades.

Na madrugada de quarta, o nível do rio Carangola atingiu três metros, alcançando nível de alerta. Ao todo, foram registrados 102 mm de chuva na cidade e 130 mm na Zona Rural. Em meio à situação, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de chuvas intensas para a região, com risco de alagamentos e descargas elétricas. As chuvas podem alcançar até 100 mm, acompanhadas de ventos fortes.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, a Secretaria de Meio de Ambiente da Prefeitura de Carangola pediu atenção à população ribeirinha devido ao nível do Rio Carangola, que corta o município.

Em nota, a Prefeitura informou que está monitorando a situação de perto e que o setor de assistência social está mobilizado para oferecer suporte aos afetados.

*Estagiária sob supervisão do editor Gabriel Silva

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.