Calçamento na estrada de Ibitipoca alcança trechos iniciais da via
Colocação de blocos começa no sentido de Lima Duarte a Conceição do Ibitipoca; Nexxus afirma que moradores sentirão melhorias no período chuvoso
Faltando pouco mais de seis meses para a conclusão, as obras na estrada de Ibitipoca já calçaram parte do trecho que antes era de terra. A Tribuna esteve no local nesta terça-feira (4) e conferiu que a instalação dos blocos intertravados foi feita no início da via, com os trabalhos de drenagem avançando próximo ao km 8.
Ver essa foto no Instagram
Conforme Pedro Araújo, um dos sócios da Nexxus, empresa de engenharia responsável pela intervenção, a empresa está trabalhando com afinco para que os prazos sejam cumpridos. Conforme o contrato, o calçamento deve ser entregue em 12 meses, ou seja, fevereiro de 2024. “A população já está sentindo uma melhora nos trechos pavimentados e com certeza no período próximo período chuvoso sentirá mais ainda essa melhora.”
Para que as obras aconteçam, a LMG-871 está funcionado em esquema de abertura e fechamento da via. A escala permite a passagem de veículos no intervalo de dez minutos entre as interdições para o calçamento, que duram, em média, 50 minutos. Dependendo do trecho onde a obra se encontra, a Nexxus tem negociado desvios por propriedades privadas. Durante esta terça, um desses desvios, feito próximo ao km 3, permitia a passagem de veículos. O fluxo na região estava intenso, por conta do evento de comemoração dos 50 anos do Parque Estadual do Ibitipoca, principal atrativo turístico do distrito de Conceição do Ibitipoca.
LEIA MAIS
Calçamento na estrada de Ibitipoca
As obras na estrada de Ibitipoca começaram em fevereiro de 2023, após anos de demanda popular. Conforme o contrato, está sendo feito o calçamento com blocos intertravados a partir do km 1,4 até o km 14,3, no sentido Lima Duarte-Ibitipoca. A obra foi orçada em R$ 12.629.709,26 e conta também com a construção de rede de drenagem pluvial e sinalização da estrada.
Como a LMG-871 é de jurisdição estadual, o Governo de Minas assinou, em maio de 2022, convênio com a Prefeitura de Lima Duarte que previa a destinação de verba para o calçamento de 12,9 quilômetros da estrada, que já possui entre seus 30 quilômetros de extensão alguns trechos calçados ou com obras em andamento.