Parque Estadual do Ibitipoca será reaberto na quarta
Após 18 dias desde o último fechamento, local voltará a realizar visitas agendadas
O Parque Estadual do Ibitipoca, localizado a cerca de 90 quilômetros de Juiz de Fora, será reaberto à visitação a partir de quarta-feira (3). A informação foi comunicada pela administração nas redes sociais na noite de segunda-feira (1º). No mesmo dia, foi realizada reunião entre representantes do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e do Comitê Extraordinário Covid-19 do Governo de Minas Gerais.
De acordo com a publicação, as visitas deverão ser marcadas pelo site, e seguem válidos os agendamentos feitos anteriormente. O texto alerta, ainda, para possibilidade de alterações na situação devido ao cenário de pandemia da Covid-19.
Ainda na segunda-feira, a Tribuna entrou em contato com as assessorias do IEF e da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) para saber a decisão tomada durante a reunião. Em nota, foi informado que o encontro “não tratou, especificamente, sobre a reabertura”, mas que “discutiu as mudanças apresentadas no programa Minas Consciente, que evoluiu para a terceira fase após o início da vacinação no Estado”.
Nesta etapa, fica autorizado o funcionamento dos serviços não essenciais como atividades turísticas, eventos, atrativos culturais e naturais, mesmo quando macrorregiões e microrregiões estiverem inseridas na onda vermelha, que é a fase mais restritiva do programa. No entanto, para o funcionamento é preciso a adoção de cuidados como uso de máscara, distanciamento social e protocolos de higiene pessoal.
Foi informado, ainda, que o IEF avaliaria os procedimentos a serem adotados para a reabertura segura dos parques estaduais e demais unidades de conservação. ”Tão logo houver uma definição, o instituto divulgará os detalhes sobre a retomada das atividades”, afirmava o texto. A Tribuna realizou novo contato com a assessoria do IEF, nesta terça (2), que adiantou que ainda irá elaborar um posicionamento oficial acerca dos protocolos de segurança.
Histórico
Ao longo de 2020, o Parque Estadual do Ibitipoca teve as visitações suspensas em duas ocasiões. Primeiro, em março, quando a pandemia da Covid-19 foi anunciada. A determinação foi dada por meio da Portaria número 17 do IEF, que definiu o prazo de, pelo menos, 30 dias de fechamento.
Em outubro, os agendamentos para visitas voltaram a ser realizados. Entretanto, em 24 de dezembro, quando a região retornou à onda vermelha do programa Minas Consciente, o parque voltou a ser fechado, sendo reaberto no dia 9 de janeiro de 2021. No dia 16 do mesmo mês, as atividades voltaram a ser interrompidas.