Estado alerta sobre impactos de ciclone extratropical em Minas; saiba o que fazer durante as fortes chuvas
Fenômeno pode trazer reflexos para o final de semana, provocando chuvas fortes Zona da Mata de 50 a 80 milímetros
O Governo de Minas, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) e do Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge), trabalha com ações preventivas diante da possibilidade de chuva forte a partir de quinta-feira (24), principalmente na porção Sul do estado, incluindo a Zona da Mata.
O aumento das chuvas é causado pela chegada de um ciclone extratropical. Embora não atue diretamente em Minas Gerais, o ciclone, junto a uma frente fria, vai intensificar a convergência de umidade, provocando tempo severo, com chuvas fortes e rajadas de vento em grande parte do estado.
Entre esta quinta e sábado (26), a previsão é de tempestades severas em boa parte das regiões de Minas Gerais, especialmente no Triângulo/Alto Paranaíba, Sul de Minas, Oeste, Metropolitana de Belo Horizonte, Zona da Mata e Vale do Rio Doce.
No Sul de Minas, Campo das Vertentes, Zona da Mata, sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Centro/Sul e leste do Oeste mineiro, são esperados acumulados significativos de chuva entre 50 e 80 milímetros.
Já no sul do Noroeste, Triângulo/Alto Paranaíba, Central Mineira e centro, norte e oeste da Região Metropolitana, a previsão é de acumulados entre 15 e 50 milímetros. Nas demais regiões do estado, os acumulados de chuvas devem ficar em até 15 milímetros.
Heriberto dos Anjos, meteorologista do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), explica que uma frente fria avançará pelo Oceano Atlântico, entre o Sul e Sudeste do Brasil, a partir desta quinta-feira.
“Essa frente fria estará acoplada com um ciclone extratropical sobre o mar e, com os padrões dos ventos nas camadas mais elevadas da atmosfera, favorecerá para convergência de umidade ou canal de umidade desde a região amazônica até o Sudeste provocando chuvas fortes e tempo severo com fortes rajadas de vento em superfície e granizos em áreas do estado de Minas Gerais”, explica.
Monitoramento
A Defesa Civil reforça que o estado de Minas Gerais é monitorado 24 horas por dia, com o objetivo de garantir a proteção da população.
“O monitoramento contínuo nos permite agir rapidamente para emitir alertas e coordenar ações preventivas, minimizando os impactos dos eventos climáticos”, afirma o coordenador Estadual de Defesa Civil, coronel PM Paulo Roberto Bermudes Rezende. O órgão incentiva os mineiros a se cadastrarem no sistema de alertas via SMS, que é gratuito e não requer acesso à internet.
Para receber os avisos meteorológicos no celular, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP do local desejado para o número 40199. Além disso, a população pode acessar a previsão do tempo diariamente por meio do site simge.mg.gov.br.
Em casos de chuvas fortes, siga as dicas de prevenção da Defesa Civil:
1) Não atravesse a enxurrada
2) Mude seu trajeto para evitar locais com histórico de alagamentos
3) Não pare o veículo próximo a postes ou árvores
4) Em caso de raios, procure abrigo em construções e veículos e evite ficar debaixo de árvores. Se estiver ao ar livre e sem abrigo, fique agachado, com os pés juntos e a cabeça abaixada, mantendo-se o mais baixo possível
5) Se ouvir sons de rachaduras no solo ou notar movimentos de terra, saia imediatamente da área afetada, e não retorne ao local até a devida liberação
6) Em caso de fortes chuvas, só siga adiante se a água estiver abaixo do meio das rodas. Se a água ultrapassar o meio da porta, suba para o teto e use o cinto de segurança para se segurar. Não subestime a força da água
7) Não jogue lixo e entulho na rua, pois eles podem obstruir as redes de drenagem e entupir os bueiros
8) Em caso de emergência, ligue: 190 PMMG, 193 Bombeiros, 199 Defesa Civil