Inmet alerta para possibilidade de chuvas intensas em Juiz de Fora

Cidade também tem chance de ventos intensos


Por Tribuna

07/11/2024 às 16h35

Juiz de Fora está em situação de perigo potencial para chuvas intensas desde as 10h desta quinta-feira (7) até o mesmo horário na sexta (8). Os riscos, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), são de chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia e ventos intensos (que variam de 40 a 60 quilômetros por hora). Além disso, há probabilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas por conta dos temporais.

Além do município, outras 726 cidades mineiras encontram-se sob o mesmo estado de alerta. Para 300 cidades de Minas Gerais, a situação é mais complicada. O alerta é de chuvas intensas de grau de severidade perigoso. A precipitação pode chegar a 60 milímetros por hora ou a cem milímetros por dia, enquanto os ventos podem atingir 100 km/h. Nesse caso, há risco maior de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

As temperaturas em Juiz de Fora para a sexta variam de 19ºC a 26ºC, conforme a previsão do Inmet. No dia anterior, a mínima registrada foi de 18,8 graus, enquanto a máxima atingiu os 25,5 graus. Junto às pancadas de chuva, a tendência é que o céu permaneça entre nublado e encoberto, com trovoadas isoladas. A precipitação em pancadas deve continuar no sábado (9) na Zona da Mata, mas a previsão indica melhora nas condições no domingo (10).

O instituto explica que as áreas de instabilidade sobre o Sudeste brasileiro favorecem à ocorrência de pancadas de chuva, especialmente, no Centro, Sul, Oeste, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Além disso, o avanço de uma nova frente fria sobre o litoral paulista e fluminense proporcionará chuva moderada a forte em grande parte do estado de Minas Gerais no próximo final de semana.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.