Virada de tempo em Juiz de Fora: alerta laranja do Inmet prevê risco de tempestade

Aviso laranja do Inmet indica instabilidade e mudança no padrão do tempo


Por Tribuna de Minas

03/12/2025 às 11h59

tempestade
Tempestade pode ocorrer entre esta quarta e quinta-feira em Juiz de Fora (Foto: Leonardo Costa)

Juiz de Fora está sob alerta de tempestade nesta quarta-feira (3). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou aviso laranja às 10h, válido até as 10h de quinta-feira (4), com previsão de chuva de até 60 milímetros por hora, possibilidade de granizo e ventos intensos. A instabilidade marca a mudança no tempo na cidade após um período de calor.

O boletim indica queda nas temperaturas a partir desta quinta-feira (4). A máxima não deve passar de 25 graus, com mínima de 17, e o céu permanece nublado, com risco de chuva ao longo do dia. Na sexta-feira (5), a previsão aponta variação entre 26 e 15 graus, com possibilidade de precipitações.

A instabilidade deve continuar até o fim de semana em Juiz de Fora e na região. As temperaturas sobem gradualmente: no sábado (6), a previsão é de máxima de 26 e mínima de 16 graus; no domingo (7), máxima de 28 e mínima de 16 graus.

Segundo o Inmet, os registros estão associados à formação e atuação de uma área de baixa pressão próxima ao litoral paulista, que tende a estabelecer um canal de umidade entre a Amazônia e as regiões Centro-Oeste e Sudeste. O sistema resulta em tempo instável e chuva em grande parte do estado. O órgão aponta que as precipitações devem ocorrer inicialmente de forma isolada, mas com abrangência geral. A partir de quinta-feira, o direcionamento do canal de umidade para o centro-norte mineiro pode dar origem ao primeiro episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul neste período chuvoso.

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.