Eleição para prefeito em cidade mineira tem empate e decisão por idade; entenda

Seguindo o Código Eleitoral, Zula (Republicanos) será o novo prefeito após empate com Carlinhos (Solidariedade)


Por Tribuna

07/10/2024 às 11h47- Atualizada 07/10/2024 às 11h48

empate eleição
Foto: Reprodução / TSE

A eleição para prefeito da cidade mineira de Inhaúma, localizada a 341 quilômetros de Juiz de Fora, terminou em um empate técnico. Ambos os candidatos, Zula, do Republicanos, e Carlinhos, do Solidariedade, receberam o mesmo número de votos: 2.434 cada um. Diante desse cenário, a decisão final seguiu o que determina o Código Eleitoral Brasileiro. De acordo com o Artigo 110 da Lei 4.737/1965, em casos de empate, o candidato mais velho deve ser eleito. Nesse caso, Zula, que tem 62 anos, foi escolhido como o novo prefeito do município, superando Carlinhos, que tem 42 anos.

A população de Inhaúma, segundo o Censo 2022, é de 6.239 habitantes. A eleição foi marcada por um alto nível de concorrência.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.