Campanha nas ruas se concentra em áreas centrais de Juiz de Fora
A 20 dias da realização do primeiro turno, ações em bairros são mais restritas a caminhadas, visitas e carreatas
Após um início tímido e todas as restrições impostas pela pandemia da Covid-19, a campanha eleitoral nas ruas de Juiz de Fora parece viver um processo de intensificação. No último sábado (24), a corrida pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) viu seu primeiro comício, quando a candidatura da deputada estadual Sheila Oliveira (PSL) levou militantes até o Calçadão da Rua Halfeld. A despeito do crescimento a olhos vistos da movimentação de militantes – pagos ou não -, a reportagem da Tribuna percorreu algumas regiões da cidade nesta segunda-feira, a 20 dias do primeiro turno das eleições municipais marcado para o dia 15 de novembro, e o que se percebeu é que a maioria das ações se concentra nas regiões mais centrais da cidade.
Nesta terça, a campanha eleitoral completa exatamente um mês, após ter sido deflagrada no dia 27 de setembro. Nos primeiros dias, as campanhas se deram mais nas redes sociais, com a publicação de vídeos e as atualizações da identidade visual dos perfis, já com a divulgação do número de cada candidato. A partir daí, intensificaram-se ações como caminhadas e carreatas, atos que são os principais momentos em que as campanhas presenciais são levadas até os bairros e áreas mais periféricas da cidade. Neste fim de semana, por exemplo, o empresário Wilson Rezato (PSB), candidato à PJF, fez uma carreata por ruas da Zona Norte, passando por bairros como Monte Castelo, Carlos Chagas, Nova Era, Santa Cruz, Nova Benfica e Benfica.

LEIA MAIS
Além das ações com a presença dos candidatos nas ruas, as publicidades de campanha também se fazem presente de várias formas. Seja pela constante atuação da militância paga com bandeiras e outras peças publicitárias, como as vistas nos cruzamentos da Avenida Rio Branco com vias importantes, como as avenidas Itamar Franco e Brasil; pela utilização de “cardoors”, com a realização dos chamados “adesivaços”; e pela distribuição de materiais de campanha e, até mesmo, pela afixação de outdoors.
Ao longo dos últimos dias, alguns candidatos à Prefeitura optaram por ações menos recorrentes. Recentemente, o engenheiro Eduardo Lucas (DC) promoveu uma ação no Calçadão da Rua Halfeld em que usou várias “caixas pretas”. No ato, ele prometeu abrir as contas públicas de várias fontes de arrecadação do Município e também de órgãos da Administração municipal.

Em outra ação mais específica, a deputada federal Margarida Salomão (PT), candidata à Prefeitura pela quarta vez, convidou apoiadores a comparecerem em seu comitê de campanha na Avenida Rio Branco. No local, itens pessoais, como camisas, foram estilizados com os motes de campanha da petista a partir de técnica conhecida como stencil. A candidatura de Margarida, aliás, foi outra que fez visitas a bairros neste final de semana, passando por Barreira, Filgueiras e Santa Luzia.

Comício e aglomeração em campanha na Rua Halfeld
Neste sábado, a campanha eleitoral em Juiz de Fora teve seu primeiro comício, quando apoiadores de Sheila Oliveira, candidata à PJF pelo PSL, concentraram-se em frente ao Cine-Theatro Central, na Rua Halfeld, e provocaram aglomeração no local, conforme mostram imagens divulgadas pela própria parlamentar em suas redes sociais.
No palanque, além de Sheila, estiveram presentes o vereador Júlio Obama Jr. (Podemos), que é o candidato a vice-prefeito na chapa da deputada; o deputado federal Charlles Evangelista (PSL), presidente do diretório estadual do PSL; e o economista Bruno Dore, que vem sendo cotado para integrar um possível Governo, em caso de vitória da candidata. No domingo, Sheila ainda lançou mão de uma carreata com apoiadores.

Feiras e bairros
Por outro lado, os candidatos também têm se valido de ações consideradas mais tradicionais na atual campanha, como as visitas às feiras, por exemplo. Foi o que fez a delegada licenciada da Polícia Civil, Ione Barbosa (Republicanos). Neste sábado, a candidata à Prefeitura visitou a feira da Zona Norte e ainda fez caminhada por bairros da região. Da mesma forma, o pastor Aloízio Penido (PTC) esteve neste fim de semana na feira de São Pedro e também visitou bairros.

Outra que cumpriu agenda similar foi a professora Victória Mello (PSTU) que, além de caminhar por bairros, esteve na feira de Benfica. Neste fim de semana, ainda cumpriu agenda de visitação a bairros o servidor público Fernando Eliotério (PCdoB). Ele passou por Linhares, Nossa Senhora de Fátima, Miguel Marinho, Cidade Universitária e Grama. Candidata pelo PSOL, a professora Lorene Figueiredo (PSOL) esteve em Santa Luzia.
O advogado Marcos Ribeiro (Rede) também desempenhou agenda na feira de Benfica neste fim de semana e ainda convocou carreata pela Zona Norte. Já o general da reserva Marcos Felício (PRTB) também chamou uma carreata para as ruas centrais neste domingo.
A campanha nas ruas vai até o dia 14 de novembro, portanto, até a véspera do primeiro turno das eleições municipais, marcadas para o próximo dia 15.