Pesquisas Ibope e Datafolha mostram disputa acirrada na reta final
As duas últimas pesquisas da corrida presidencial Ibope e Datafolha divulgadas antes da eleição saíram simultaneamente, no início da noite deste sábado (25), e revelam que a disputa permanece bastante acirrada até a reta final neste segundo turno. A pesquisa Ibope/”Estadão”/”TV Globo” mostra que, da última quinta-feira para cá, a vantagem da presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff sobre Aécio Neves oscilou de 8 pontos para 6 pontos, ainda acima da margem de erro. Dilma oscilou de 54% para 53% dos votos válidos enquanto Aécio saiu de 46% para 47%. Na pesquisa da semana passada do mesmo instituto, Aécio tinha 51% dos votos válidos contra 49% de Dilma.
Considerando os votos totais, Dilma manteve 49% das intenções de voto enquanto Aécio oscilou de 41% para 43%. Os brancos e nulos oscilaram de 7% para 5% e indecisos se mantiveram no patamar de 3%.
Avaliando o desempenho por regiões, Aécio teve alguma recuperação no Sudeste, no Sul e no Norte/Centro-Oeste. No Sudeste, Aécio subiu de 47% para 50% das intenções de voto, enquanto Dilma manteve 39%. No Sul, Aécio oscilou de 45% para 47% enquanto Dilma caiu de 46% para 43%. No Norte/Centro-Oeste, Aécio subiu de 45% para 48% enquanto Dilma oscilou de 47% para 45%. No Nordeste, Dilma manteve 68% das intenções de voto enquanto Aécio oscilou de 26% para 27%. A pesquisa Ibope/”Estadão”/”TV Globo” entrevistou 3.010 eleitores entre 24 e 25 de setembro em 206 municípios de todo o país. A margem de erro máxima é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, em um nível de confiança estimado de 95%. Ou seja, se fossem feitas cem pesquisas idênticas a esta, 95 deveriam apresentar resultados dentro da margem de erro. A pesquisa foi registrada na Justiça eleitoral com o número BR-01195/2014.
No levantamento do Datafolha, a candidata do PT, Dilma Rousseff, também mantém a liderança numérica na corrida ao Palácio do Planalto com 52% das intenções de voto, contra 48% do candidato do PSDB, Aécio Neves, considerando-se apenas os votos válidos. No limite da margem de erro, os candidatos estão em situação de empate técnico. A pesquisa foi feita por encomenda da “Folha de S.Paulo” e da “TV Globo”.
Em pesquisa anterior realizada pelo instituto e divulgada no último dia 23, Dilma tinha 53%, e Aécio, 47% dos votos válidos. Levando em conta os votos totais, Dilma tem 47% e Aécio, 43%. Os votos em branco e nulos somam 5%, o mesmo percentual dos indecisos. Foram ouvidas 19.318 entrevistas em 400 municípios do país nos dias 24 e 25 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01210/2014.
Rejeição
Quanto à rejeição aos candidatos, também investigada pelo Datafolha, Aécio é rejeitado por 41% (na pesquisa anterior eram 40%). Sobre Dilma, a rejeição teve uma ligeira queda. No último levantamento, 38% disseram não votar nela “de jeito nenhum”. Antes, a rejeição era de 39%.
O instituto Datafolha ressaltou que os números da atual pesquisa não podem ser confundidos com uma tentativa de previsão dos resultados da eleição deste domingo. Segundo divulgado no site Folha Uol, o levantamento é um retrato da corrida eleitoral no período em que as entrevistas foram feitas. O site adverte, ainda, que, como a maior parte das entrevistas foi feita na sexta-feira (24), o levantamento não é capaz de captar com precisão eventuais mudanças de opinião no sábado ou mesmo no dia do pleito.