Livro traz primeira biografia da Itamar
Era junho de 2009 quando o jornalista e escritor Ivanir Yazbeck foi levado até o ex-presidente Itamar Franco pelo ex-deputado Marcello Siqueira, num encontro que lhe rendeu o convite e a incumbência – recebidos com surpresa – de escrever a primeira biografia autorizada sobre a vida daquele que colocou Juiz de Fora no centro da política nacional. Pouco mais de dois anos depois, o último capítulo, não planejado, foi escrito pela história: a morte do então senador da República, vítima de leucemia, poucos dias depois de completar 81 anos e apenas um dia após o 17º aniversário do Plano Real. É essa trajetória, encerrada no dia 2 de julho deste ano, que o jornalista conta no livro "O real Itamar – uma biografia", da Editora Gutenberg, que será lançado hoje, às 19h, no Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM). E também todo o legado que sobreviveu ao homem que ajudou a mudar a face econômica do país.
"Um mês antes do (Fernando) Collor assumir a Presidência, em março de 1990, a inflação atingiu 84% ao mês. Convivíamos com uma loucura inflacionária que nos fazia, a todos, perder a noção de todas as coisas", relata o autor. "No dia 1º de julho de 1994, com o lançamento da moeda real, o Brasil começou uma nova era. E isso deve ser reverenciado por todos os brasileiros", completa. "Ele foi ético, competente e responsável. Três qualidades raras de serem encontradas juntas num político."
O livro de Yazbeck tem prefácio do também jornalista Mauro Santayana, que afirma que a biografia "é, sem dúvida, o melhor depoimento – entre outros de boa qualidade – que conheço sobre a vida de Itamar Franco". Para o autor, que lança seu décimo livro e a sexta contribuição à memória de Juiz de Fora, esse é também um registro da própria História do Brasil. "Itamar veio fechar esse momento sagrado da minha vida. Esse livro é jornalismo e literatura. Se, por ventura, eu encerrar minha carreira literária com ele, encerro feliz."








