Câmara aprova inclusão de farmacêuticos nas UBSs de JF
Proposta defende que os profissionais são essenciais para garantir à população acesso adequado a medicamentos
A inclusão de um profissional farmacêutico no programa Saúde da Família nas unidades básicas de saúde (UBSs) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) foi aprovada em segundo turno pela Câmara Municipal nesta quinta-feira (8). A proposta é tema de um projeto de lei do vereador Pardal (União) e segue agora para sanção ou veto da prefeita Margarida Salomão (PT).
De acordo com o texto, para integrar as equipes da Estratégia de Saúde da Família junto aos Núcleos de Apoio à Saúde da Família do programa Saúde da Família nas UBSs, o profissional deverá ser devidamente habilitado e inscrito no respectivo conselho profissional.
“Os farmacêuticos e as farmacêuticas são peças essenciais na saúde pública, garantindo à população o acesso a medicamentos e insumos da saúde. É o único profissional habilitado para a dispensação de medicamentos, especialmente aqueles tipificados como controlados devido aos riscos inerentes de seu consumo sem controle”, afirma o autor do projeto de lei.
Ainda de acordo com Pardal, “a inclusão do profissional farmacêutico na composição das equipes do Programa Saúde da Família e junto aos Núcleos de Apoio à Saúde da Família do programa Saúde da Família será de grande relevância social”.