Comissão dos Diretos da Mulher da Câmara quer homenagear Marielle Franco
Projeto de Resolução sugere nomear a galeria de vereadoras e ex-vereadoras da Casa com o nome da parlamentar carioca assassinada em 2018
Um projeto de resolução de autoria das quatro vereadoras que integram a atual legislatura da Câmara Municipal de Juiz de Fora pretende render uma homenagem à Marielle Franco, vereadora do PSOL pelo Rio de Janeiro assassinada em março de 2018, na capital fluminense. O texto iniciou tramitação na última segunda-feira (8) e pretende dar o nome de Marielle à galeria de fotos de vereadoras e ex-vereadoras juiz-foranas. A exposição de imagens está situada no saguão do plenário do Palácio Barbosa Lima, onde acontece as sessões parlamentares.
Assim, as vereadoras Cida Oliveira (PT), Kátia Franco (PSC), Laiz Perrut (PT) e Tallia Sobral (PSOL) querem denominar o espaço como “Galeria Marielle Franco”. O projeto de resolução prevê, inclusive, a afixação de placa no local, destacando, além do nome de Marielle, o subtítulo “galeria em homenagem às vereadoras e ex-vereadoras eleitas no município de Juiz de Fora”. As quatro parlamentares formam a Comissão dos Direitos da Mulher, que protocolou o projeto de resolução e é presidida por Laiz Perrut.
Na justificativa anexada à proposição, as parlamentares citam a proximidade do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. “A Câmara Municipal de Juiz de Fora é um espaço de poder ocupado majoritariamente por homens desde a sua fundação”, destacam as vereadoras. “Apenas em 2021, o Poder Legislativo conseguiu ter, aproximadamente, 25% de mulheres eleitas”, reforçam.
Na verdade, os mandatos exercidos por mulheres respondem por 21% das 19 cadeiras que integram a atual legislatura. “Em toda a história, Juiz de Fora elegeu somente 15 mulheres ao cargo de vereadora, sendo que nenhuma delas é negra”, pontuam as autoras do projeto de lei, destacando ainda que “a Câmara Municipal de Juiz de Fora nunca foi presidida por uma mulher”.
Ainda em início de tramitação, o projeto de resolução passará pelas comissões temáticas da Casa antes de ser debatida e votada pelo plenário da Câmara.