Projeto de lei propõe que condomínios denunciem maus-tratos a animais

Norma quer obrigar que síndicos ou administradores entrem em contato com autoridades policiais em casos de violência animal


Por Tribuna

08/03/2022 às 13h41

Um projeto de lei (PL) apresentado na Câmara Municipal, nesta segunda-feira (7), propõe que síndicos de condomínios denunciem casos de maus-tratos a animais. O PL tem autoria da vereadora Kátia Franco (PSC) e, caso aprovado, valerá tanto para condomínios residenciais, quanto comerciais. O descumprimento da lei acarretará multa de R$ 3 mil e, em caso de reincidência, de R$ 6 mil aos condomínios.

O projeto obriga os representantes dos condomínios, sejam eles seus síndicos ou administradores devidamente constituídos, a encaminhar um comunicado às autoridades policiais em casos de maus-tratos a animais domésticos, domesticados e da fauna silvestre ou exóticos em suas unidades condominiais ou nas áreas comuns.

Para Kátia Franco, tais autoridades têm, na sua grande maioria, conhecimento dos fatos que ocorrem nas áreas comuns e no interior das unidades. Assim, a comunicação realizada pelo representante legal dos condomínios auxiliará no combate à violência animal.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.