Sergio Zveiter, do PMDB, Ă© escolhido relator de denĂșncia contra Temer
DenĂșncia foi apresentada pelo procurador-geral da RepĂșblica, Rodrigo Janot, por crime de corrupção passiva
AgĂȘncia Brasil – O deputado Sergio Zveiter (PMDB-RJ) foi escolhido pela ComissĂŁo de Constituição e Justiça (CCJ) da CĂąmara dos Deputados como relator do processo de denĂșncia do presidente Michel Temer por crime de corrupção passiva. A denĂșncia foi apresentada pelo procurador-geral da RepĂșblica, Rodrigo Janot.
A acusação estå baseada nas investigaçÔes iniciadas com o acordo de delação premiada da JBS. O åudio de uma conversa gravada pelo empresårio Joesley Batista, um dos donos da empresa, com o presidente, em março, no Palåcio do Jaburu, é uma das provas usadas no processo.
O ex-deputado federal Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) também foi denunciado pelo procurador pelo mesmo crime. Loures foi preso no dia 3 de junho por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin. Em abril, Loures foi flagrado recebendo uma mala contendo R$ 500 mil, que teria sido enviada pelo empresårio Joesley Batista, dono da JBS.
Para o procurador, Temer usou Rocha Loures para receber vantagens indevidas.
Na segunda-feira, o presidente Michel Temer afirmou ter âquase certeza absolutaâ de que a denĂșncia feita contra ele pelo procurador Rodrigo Janot nĂŁo serĂĄ aceita pelo plenĂĄrio da CĂąmara.
âEu tenho confiança [na base do governo no Congresso]. Estou muito obediente ao Congresso. Tenho esperança, quase certeza absoluta, de que teremos sucesso na CĂąmaraâ, disse o presidente em entrevista Ă rĂĄdio BandNews.
Temer afirmou ainda que a denĂșncia apresentada por Janot Ă© âineptaâ e que estĂĄ âanimadĂssimoâ com os resultados do desempenho da indĂșstria, conforme divulgados ontem (segunda) pela Confederação Nacional da IndĂșstria (CNI).
Defesa
Com a indicação do deputado SĂ©rgio Zveiter (PMDB-RJ) para a relatoria da denĂșncia contra o presidente Michel Temer na ComissĂŁo de Constituição e Justiça (CCJ) da CĂąmara, a defesa do presidente serĂĄ entregue nesta quarta-feira (5), Ă s 15h, na CCJ, pelo advogado de Temer, AntĂŽnio Mariz. A informação foi dada pelo vice-lĂder do governo, deputado Carlos Marun (PMDB-MT), ao informar que o presidente sĂł aguardava a indicação do relator para apresentar a defesa.
Marun disse que o governo tem pressa na tramitação e na conclusĂŁo desse processo. Ele informou que a base governista vai garantir quĂłrum para a realização das sessĂ”es da CĂąmara nesta sexta-feira (7) e na segunda-feira (10). Para que as sessĂ”es sejam realizadas, sĂŁo necessĂĄrios pelo menos 51 deputados presentes. Pela Constituição, a CCJ tem cinco sessĂ”es da CĂąmara para apreciar a denĂșncia contra o presidente e votar o parecer do relator. O plano dos governistas Ă© votar o parecer na CCJ quarta-feira (12) da prĂłxima semana, e no plenĂĄrio da CĂąmara na sexta-feira (14) seguinte.
âPrecisamos de um processo cĂ©lere, mas, basicamente, sĂ©rio, sem pirotecnia, com anĂĄlise de provas, com coragem de quem fala e de quem assume responsabilidade, e eu acredito que o deputado SĂ©rgio Zveiter tem condiçÔes para tantoâ, disse Marun. Segundo ele, o relator Ă© um deputado que tem, alĂ©m de conhecimento jurĂdico, âserenidade e racionalidade suficientes para nĂŁo inventar provasâ. Segundo Marun, o relator vai se basear no conjunto probatĂłrio apresentado pela denĂșncia e concluir que nĂŁo existem razĂ”es suficientes para justificar o afastamento de um presidente da RepĂșblica. âEstamos muito tranquilos. Vamos em frenteâ, garantiu.
Embora defendesse a indicação de um relator que fosse de um partido diferente do partido do presidente Michel Temer, a oposição nĂŁo se mostrou resistente Ă indicação do deputado Zveiter para a relatoria da denĂșncia contra Temer pelo crime de corrupção passiva. Vice-lĂder do PT, o deputado Wadih Damous (RJ), elogiou a escolha de Zveiter e disse que nĂŁo hĂĄ deputado totalmente isento em carĂĄter absoluto, jĂĄ que todos os deputados sĂŁo filiados a um partido polĂtico. âO Ășnico senĂŁo que tenho Ă© o fato dele ser do PMDB. Acho que isso joga uma nĂ©voa quanto Ă atuação deleâ.
Damous disse que o fato de Zveiter ser da ĂĄrea jurĂdica Ă© um ponto positivo para que ele possa fazer uma anĂĄlise tĂ©cnica da denĂșncia. Para o petista, o presidente da CCJ, deputado Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), agiu com independĂȘncia ao escolher um relator da ĂĄrea jurĂdica e independente, mas âpoderia ser alguĂ©m do mesmo perfil do Zveiter, mas que nĂŁo fosse do PMDBâ.
O relator SĂ©rgio Zveiter disse, apĂłs ter seu nome indicado para a relatoria da denĂșncia contra Temer, que vai estudar a matĂ©ria a partir de agora e que agirĂĄ com independĂȘncia. âEu tenho total independĂȘncia, tranquilidade e me considero com capacidade de estudar essa matĂ©ria. Pretendo cumprir estritamente o que prevĂȘ a Constituição e o regimento interno da CĂąmaraâ.