PF deflagra operação de combate a crime de migração ilegal de brasileiros para os EUA

Investigação apontou que mais de 36 pessoas, incluindo menores de idade, emigraram ilegalmente; mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Minas 


Por Tribuna

27/11/2024 às 09h57

A Polícia Federal deflagrou, na última terça-feira (26), a Operação Gimnasio com o objetivo de combater o crime de migração ilegal. Os mandados de busca e apreensão expedidos pela  1ª Vara da Justiça Federal de Governador Valadares foram cumpridos no município de Tarumirim, no Vale do Rio Doce. 

A ação também determinou o bloqueio de cerca de R$ 250 mil. De acordo com a PF, os investigados são suspeitos de promover a emigração ilegal de brasileiros para os Estados Unidos, com o objetivo de obter vantagem econômica. 

A investigação revelou que mais de 36 pessoas, incluindo menores de idade, emigraram ilegalmente, atravessando a fronteira mexicana e expondo-se aos perigos do deserto e às ações de criminosos que os transportaram até o solo norte-americano. 

Os envolvidos responderão pelos crimes de promoção de migração ilegal, incluindo a de crianças e adolescentes, e, se condenados, poderão cumprir penas de até 10 anos de reclusão. 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.