Cidades mineiras recebem 22 viaturas para fiscalização ambiental

Para a iniciativa foram disponibilizados mais de R$ 4 milhões, oriundos de recursos judiciais de medidas compensatórias


Por Pâmela Costa

24/01/2024 às 12h56- Atualizada 24/01/2024 às 12h58

Nesta terça-feira (23), a Polícia Militar de Meio Ambiente de Minas Gerais, recebeu 22 novas viaturas que vão reforçar a frota de combate a crimes ambientais no estado. Para a iniciativa foram disponibilizados mais de R$ 4 milhões, oriundos de recursos judiciais de medidas compensatórias.

novas viaturas policia meio ambiente foto Camila Soares MPMG
Viaturas recebidas são do modelo Mitsubishi L200 4×4 (Foto: Camila-Soares / MPMG)

Os veículos vão fornecer condições para fiscalização ambiental, principalmente no que tange o acesso às áreas rurais. A ação contou com a articulação entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), do Governo estadual, e o Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caoma), que faz parte do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

As cidades que vão receber uma intensificação nas frotas para fiscalização ambiental são Santos Dumont, Uberaba, Uberlândia, Arinos, João Pinheiro, Carmo do Paranaíba, São Gonçalo do Abaeté, Itabira, Ubá, Muriaé, Cataguases, Lavras, Minas Novas, Serro, Formiga, Itaúna, Piumhi, São Roque de Minas, Oliveira, Pompéu, Pará de Minas, Pitangui. A Tribuna questionou o Governo de Minas e o MPMG sobre a possibilidade de Juiz de Fora também ser contemplada com novas viaturas e irá atualizar a matéria assim que houver um retorno.

Segundo o coordenador do Caoma, Carlos Eduardo Ferreira Pinto, o reforço na frota simboliza uma intensificação do papel que o estado possui no cenário ambiental do país.

Ao mesmo tempo, os desastres ambientais como de Brumadinho e Mariana, que marcaram a vida de vários mineiros, não foram esquecidos. Por meio do aumento de fiscalizações, da identificação de possíveis irregularidades e crimes contra o meio ambiente, o estado se preveniria de novas tragédias. Em um balanço divulgado pelo MPMG, estima-se que, somente no ano passado, tenham sido realizadas 21.700 autuações de crimes e infrações ambientais e mais de 14.500 autos de infração ambiental.

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.

X
noscript