Renovação da CNH pode ser feita pela internet; saiba como

Pagamento de exames médicos também pode ser feito de forma digital; 83% dos mineiros renovaram o documento on-line


Por Vinícius Serra

20/04/2024 às 14h11

O serviço de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) agora pode ser feito pela internet, sem a necessidade de se locomover. A solicitação do novo documento está disponível na modalidade on-line em qualquer estado do Brasil. Em Minas, anteriormente era necessário ir presencialmente a uma Unidade de Atendimento Integrado (UAI) ou até um posto de atendimento.

O pedido de renovação pode ser feito no site da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), ou pelo aplicativo oficial do Governo de Minas – MG App.

LEIA TAMBÉM: Repelentes com Icaridina são mais eficientes? Entenda a recomendação

A maior parte dos atendimentos da Seplag referente à renovação da CNH já se dá de forma on-line. Em fevereiro, das 119.465 solicitações, 98.932 foram digitais, 83% de todos os pedidos pelo serviço. O cidadão só precisa se deslocar para fazer os exames médicos.

Processo de renovação da CNH é todo on-line

O processo é todo virtual, e a nova CNH é recebida no domicílio cadastrado pelo condutor. Para quem possui a Carteira Digital de Trânsito (CDT), o documento é liberado no mesmo dia. O pagamento dos exames médicos também podem ser feitos de forma digital, no cartão ou no Pix.

O usuário do MG App é avisado com 30 dias de antecedência da necessidade de renovar a CNH. O processo pode ser feito no próprio aplicativo.

renovação de CNH
Renovação de CNH (Foto: Governo de Minas)

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.