Quase 240 mil pessoas estão com o título cancelado por falta de biometria

De acordo com TRE, o cancelamento da inscrição de eleitores na faixa etária dos 70 anos não gera perda de benefício do INSS ou exclusão do CPF


Por Mariana Floriano, sob supervisão da editora Fabíola Costa

17/10/2021 às 07h00

Conforme o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), 239.231 pessoas acima dos 70 anos estão com o título de eleitor cancelado por ausência à revisão biométrica em Minas Gerais. A biometria está presente em todos os 853 municípios mineiros, sendo que em 259 cidades o recadastramento do eleitorado já foi concluído, e a identificação biométrica é obrigatória. Nesses locais, os eleitores que não realizaram o procedimento dentro do prazo tiveram seus títulos cancelados.

No entanto, muitas pessoas acima dos 70 anos, para quem o voto é facultativo, questionam a obrigatoriedade do procedimento. Tais eleitores buscavam saber se o não comparecimento à revisão biométrica acarretaria algum prejuízo, como a perda de aposentadoria ou cancelamento do número de CPF, por exemplo.

Em esclarecimentos às dúvidas, o TRE afirmou que, para as pessoas cujo voto é facultativo, a única consequência do cancelamento do título de eleitor é a impossibilidade de votar em qualquer eleição. Procurados, o INSS e a Receita Federal confirmaram que o cancelamento da inscrição eleitoral, pelo não comparecimento à revisão biométrica, para essas pessoas, não comprometeria outros setores de suas vidas civis.

O INSS declarou que “não são utilizadas informações relativas ao cumprimento das obrigações eleitorais ou da regularidade do alistamento eleitoral para fins de análise dos requerimentos de benefícios propostos perante a instituição”. Já a Receita Federal destacou que a ausência de informação sobre a regularidade da inscrição eleitoral ou a informação do título de eleitor como cancelado “não acarreta nenhum tipo de suspensão ou cancelamento do CPF do cidadão”.

Porém, para aqueles que tiveram o título cancelado e pretendem votar nas eleições de 2022 é preciso solicitar a regularização eleitoral até o dia 4 de maio de 2022. O pedido pelo ser feito pelo sistema Título Net, no site da TRE (https://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-de-eleitor/pre-atendimento-eleitoral-titulo-net). Dúvidas podem ser esclarecidas junto ao Disque-Eleitor, pelos telefones 148 ou (31) 2116-3600.

Biometria em Minas Gerais

Em fevereiro de 2018, terminou o recadastramento biométrico de eleitoras e eleitores em Betim, Contagem, Uberaba e Uberlândia. Pouco mais de 213 mil pessoas não coletaram a biometria dentro do prazo e tiveram a inscrição eleitoral cancelada. Dessas, 152.472 ainda não fizeram a regularização do título.

Em 2019 e 2020, foi concluída a revisão biométrica em mais 175 municípios mineiros, incluindo locais como Governador Valadares, Juiz de Fora, Nova Lima e Ribeirão das Neves. Houve cancelamento dos títulos de 601.453 pessoas que não fizeram a coleta dos dados biométricos.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.