Unidade de mineração de fosfato em Minas é vendida por US$ 125 milhões

Unidade fica em Patos de Minas


Por Ana Ritti, Agência Estado

13/01/2025 às 12h46

A Mosaic Company anunciou nesta segunda-feira (13) um acordo para a venda de uma unidade de mineração de fosfato no Brasil para a Fosfatados Centro. A companhia vai assumir a mina localizada em Patos de Minas, Minas Gerais, e as barragens de rejeitos da Mosaic por US$ 125 milhões em dinheiro ao longo de seis anos, segundo nota.

A transação está sujeita a aprovações regulatórias, incluindo a aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

“A transação está alinhada com a estratégia da Mosaic de revisar e monetizar ativos não essenciais, além de redirecionar capital para áreas com altos retornos”, disse em nota a vice-presidente de Operações da Mosaic, Karen Swager.

Já o proprietário da Fosfatados Centro, Rodolfo Galvani Júnior, afirmou em comunicado que o acordo representa um passo importante para a oferta de fosfato ao mercado brasileiro de fertilizantes, além de demonstrar o compromisso da empresa com o avanço do Plano Nacional de Fertilizantes. “Estamos confiantes de que vamos operar o complexo de Patos de Minas com grande eficiência após a conclusão do contrato”, disse.

Tópicos: minas / mineração

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.