Idoso é multado em R$ 62 mil por manter 30 pássaros silvestres em cativeiro

Durante operação ambiental, PM encontrou aves recém-capturadas e armadilhas ilegais junto ao suspeito


Por Tribuna

12/03/2025 às 09h10- Atualizada 12/03/2025 às 09h44

Homem e preso com mais de 30 passaros silvestres em cativeiro em Lagoa da Prata
Foto: Divulgação / PMMA

Um idoso de 67 anos foi preso e recebeu multa de R$62.832,16 por manter ilegalmente 33 pássaros silvestres em cativeiro. A ação ocorreu na manhã da última terça-feira (11) em Lagoa da Prata, a cerca de 200 quilômetros de Belo Horizonte, durante a Operação Proteção aos Recursos Hídricos I-2025, realizada pela Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMA) em atendimento a uma denúncia anônima.

No local, os policiais encontraram aves de diferentes espécies da fauna brasileira, todas mantidas sem autorização do órgão ambiental. Segundo a PMMA, os pássaros estavam agitados, indicando que haviam sido capturados recentemente. Após avaliação veterinária, os animais foram soltos na natureza.

Além das aves, os agentes apreenderam 31 gaiolas e oito armadilhas usadas para capturar os animais. O homem foi detido e responderá por crimes ambientais, incluindo manter pássaros silvestres em cativeiro sem autorização e armazenar equipamentos para captura ilegal de animais.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.