Bombeiros de Minas Gerais atuarão em comitiva brasileira na Turquia
Militares mineiros se unirão a equipes de São Paulo e do Espírito Santo para atuar nas buscas por vítimas do terremoto que atingiu o país
O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais integra uma comitiva brasileira que vai participar de buscas e resgates das vítimas do terremoto que atingiu a Turquia e a Síria na última semana. Mais de 11 mil mortes já foram confirmadas. Os bombeiros mineiros se juntarão às equipes de São Paulo e Espírito Santo e trabalharão conjuntamente, sob supervisão e coordenação da Agência Brasileira de Cooperação e do Ministério das Relações Exteriores.
De acordo com o Estado, seis militares de Minas Gerais, integrantes do Batalhão Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad), participarão da missão. A equipe já está fazendo os preparativos para a viagem em São Paulo, separando equipamentos e afiando técnicas para uma melhor atuação e ajuda às vítimas. A corporação é uma das referências nesse tipo de atendimento, já tendo atuado em grandes ocorrências internacionais ocasionadas por desastres naturais, como em Moçambique e no Haiti.
A equipe de Minas será chefiada pelo major Heitor Mendonça e irá atuar junto de outros militares brasileiros em ações de gestão em desastres, aplicando conhecimentos de busca em escombros, podendo também contribuir nas atividades de planejamento e inteligência, mapeamento estratégico, georreferenciamento, busca aérea, distribuição de alimentos e desobstrução de vias.
Segundo informações do major, esse tipo de terremoto gera a possibilidade de criação de espaços isolados, chamados de “bolsões”, que permitem sobrevivência por um maior período de tempo. Por isso, os militares acreditam na chance de encontrar pessoas com vida.