Concurso vai eleger melhores azeites do Brasil

Inscrições para premiação ficam abertas até 16 de junho; poderão ser inscritos apenas azeites elaborados com azeitonas nacionais, produzidos e processados no Brasil


Por Agência Minas

06/06/2023 às 15h41

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) é parceira da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFSPA) e do projeto “Azeite-se” na realização da edição “Azeite de oliva” do Prêmio CNA Brasil Artesanal.

A premiação, que vai avaliar azeites nas categorias blend (mistura de dois ou mais azeites elaborados com diferentes cultivares de olivas) e monovarietal (elaborado com apenas uma cultivar), está com inscrições abertas até 16 de junho. Poderão ser inscritos apenas azeites elaborados com azeitonas nacionais, produzidos e processados no Brasil.

Esta é a sétima edição do Prêmio CNA Brasil Artesanal, que tem a proposta de agregar valor a produtos e à produção nacional, e a primeira iniciativa voltada para os azeites nacionais. “O azeite é um produto da agroindústria, não se enquadra na categoria artesanal, mas é muito válido podermos aproveitar a expertise e a abrangência já conquistada pelo prêmio da CNA para destacar esta cultura que é novidade na agropecuária brasileira”, ressalta o coordenador do Programa de Pesquisa em Olivicultura da Epamig, Luiz Fernando de Oliveira, que integra a Comissão Organizadora desta edição.

Marco histórico

A primeira extração de azeite extravirgem do Brasil completou 15 anos em 2023. A tiragem pioneira realizada no Campo Experimental da Epamig em Maria da Fé, ocorreu em 29 de fevereiro de 2008 e resultou em 40 litros do produto. Desde então, os azeites brasileiros, que também são produzidos no Sul do país e em regiões serranas de estados como Bahia e Espírito Santo, têm conquistado medalhas em concursos pelo mundo e obtido destaque no mercado gastronômico pelo frescor e atributos sensoriais.

Na Serra da Mantiqueira, entre os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, são cerca de 200 produtores e 90 marcas próprias. O Brasil é o segundo maior importador mundial de azeites, com mais de 100 milhões de litros ao ano. A produção no país tem potencial para crescer e em 2023 deve ficar próxima de 500 mil litros.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.