Governo publica nomeação de mil excedentes do concurso da Educação, 45 em JF

Estado já prepara novo concurso para a contratação de educadores, e expectativa é de que quase 20 mil vagas sejam abertas


Por Renato Salles

05/05/2023 às 16h07

O Governo de Minas Gerais publicou, na edição desta sexta-feira (5) do Diário Oficial, a nomeação de mil novos profissionais da Educação aprovados em concurso público para atuar em escolas da rede estadual de ensino. Deste, 45 foram nomeados na Superintendência Regional de Ensino de Juiz de Fora, sendo 41 em Juiz de Fora e quatro em cidade do entorno, como Chácara, Matias Barbosa e Rio Preto.
Segundo o Governo de Minas, as nomeações são referentes ao saldo de aprovados em concurso público da Educação iniciado em 2017. Em abril deste ano, foi autorizada a nomeação de aproximadamente 5 mil candidatos. “Este é o primeiro lote de nomeações de candidatos, que contemplará cargos de professores de educação básica (PEB). Os profissionais nomeados atuarão em 221 municípios das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) do estado”, afirmou o Estado.
Segundo a subsecretária de Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), Gláucia Ribeiro, as nomeações ocorrem “como forma de valorização profissional e para fortalecer ainda mais a qualidade da educação em todo o estado”. “O Governo de Minas está retomando a publicação das nomeações com esse lote de excedentes dos aprovados no último concurso. Esse é o primeiro lote de outros quatro que serão publicados nos próximos meses. Essa ação é muito importante para, além de aumentar o número de servidores efetivos, reforçar as políticas educacionais da rede estadual de ensino”, avalia.

Novo concurso
Ainda de acordo com o Governo de Minas, já está em andamento a realização de um novo concurso para a contratação de profissionais para a rede estadual de Educação. O certame irá preencher um total de 19.878 vagas, sendo 13.121 vagas para professor de educação básica, 3.393 para assistente técnico de educação básica, 1.656 de especialistas em educação básica, além de oportunidades para técnico de educação (311), analista educacional (407), analista educacional na função de inspetor escolar (438) e analista de educação básica (552).
“A vencedora do certame para execução do concurso foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O edital está em fase de elaboração”, diz o Estado, que não detalhou sobre quantas vagas serão aberta para a Superintendência Regional de Ensino de Juiz de Fora.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.