Juiz-forano Matheus Mazzei é campeão brasileiro de rally

Resultado veio após primeiro lugar no Sertões Series, quinta e última etapa da competição


Por Vinicius Soares

30/09/2025 às 17h24

Juiz-forano Matheus Mazzei é campeão brasileiro de rally
Matheus e Rodrigo, ao centro, celebram a vitória do Sertões Series (Foto: Reprodução/Instagram)

O navegador juiz-forano Matheus Mazzei venceu, juntamente com o piloto Rodrigo Varela na equipe Varela CAN-AM Monster Energy, o Sertões Series, realizado no estado do Tocantins, de 23 a 27 de setembro. Com o resultado, a dupla também assegurou o título do Campeonato Brasileiro de Rally na categoria UTV, organizado pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), após cinco etapas disputadas neste ano.

Matheus relata que, durante a disputa do Sertões Series, teve que lidar não só com o forte calor nos quatro dias de prova, mas também com a ansiedade e expectativa relacionadas à reta final do Campeonato Brasileiro, já que um bom resultado na competição lhe daria o título inédito. “Nós entramos líderes do Campeonato Brasileiro nesta etapa, mas apenas 17 pontos à frente da outra dupla (formada por Bruno Varela e Ari Fiúza) muito rápida. Isso não nos dava brechas para errar ou ter algum problema com o carro”, relata.

A estratégia de Matheus e Rodrigo na prova foi baixar o ritmo no primeiro dia para analisar como seus concorrentes iriam desempenhar e, nos dias seguintes, aumentar a intensidade para tentar vencer a prova. O plano ajudou a dupla a não sofrer com problemas mecânicos, mas no último dia, um dos pneus do UTV furou a dez quilômetros de um radar de abastecimento, espaço onde é permitido o reabastecimento dos veículos e não se pode andar em alta velocidade.

“Como a gente estava próximo ao radar de abastecimento, optamos por continuar com o pneu furado e trocar no abastecimento, onde teríamos mais tempo para trocar e não iríamos perder tempo durante a prova”, explica o navegador. A ideia deu certo e a dupla conseguiu seguir na prova sem mais problemas.

matheus mazzei by fotop
Dupla percorreu mais de mil quilômetros na prova (Foto: FOTOP)

A primeira edição do Sertões Series aconteceu neste ano e a organização foi a mesma do Rally dos Sertões, uma das provas mais importantes do mundo. Por isso, Matheus diz que estava tranquilo com relação à qualidade do percurso.

O navegador conta que todos os competidores queriam colocar no currículo a vitória na primeira edição do Sertões Series, o que aumentou a pressão por um bom resultado. “Já estou acostumado a entrar na competição com essa pressão. Já participo de rally há bastante tempo, então essa pressão acaba sendo boa para mim, pois eleva a minha concentração e faz eu ter ainda mais gosto de vitória”, relata o navegador.

“Me sinto realizado”

A regularidade de Matheus e Rodrigo foi fundamental para que conquistassem o seu primeiro Campeonato Brasileiro. A dupla terminou em terceiro no Rally RN 1500, venceu o Rally Minas Brasil e Jalapão, ficou em segundo no Rally dos Sertões e em primeiro no Sertões Series. “Ser campeão brasileiro em um nível muito alto, em uma categoria que é uma das mais disputadas no automobilismo nacional, mostra o quanto é importante esse título pra Juiz de Fora”, analisa.

Matheus relata que a adrenalina após completar o Sertões Series fez com que a ficha de que ele havia sido campeão brasileiro demorasse a cair. “É um trabalho que não é fácil, não é sorte, foi pura competência da nossa equipe, porque é muito disputado. O rally teve quatro dias e a nossa diferença para o segundo colocado foi de 11 segundos”, diz.

De acordo com Matheus, o título brasileiro foi a realização de um sonho de infância: estar no topo nacional do rally. Por isso, o navegador considera que o ano de 2025 foi o maior de sua carreira. “Foi um ano maravilhoso. Nosso pior resultado foi um terceiro lugar dentre 65 competidores. Isso mostra que, mesmo quebrando na primeira etapa, não desistimos e fomos do jeito que dava. No Sertões a gente também passou por problemas no primeiro dia e perdemos muito tempo para arrumar o carro. Acho que muitas duplas não tentariam arrumar, igual o Rodrigo fez, para botar o carro para andar e continuar. A gente estava muito determinado para conseguir esse título”.

Tópicos: matheus mazzei / rally

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.