Peça de teatro homenageia personagens e passagens marcantes do Tupi

Apresentação terá a presença de ex-jogador do time conhecido como o ‘Fantasma do Mineirão’


Por Vinicius Soares

29/11/2023 às 07h31

teatro tupi by divulgacao
Alunos do IF Sudeste homenageiam personagens e passagens marcantes do alvinegro (Foto: Divulgação)

Nesta quarta-feira (29), os alunos do projeto de extensão “Belém, Belém, Belém, Ô Bosta!”, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais Campus Juiz de Fora (IF Sudeste MG) irão apresentar a peça de teatro “Paixão Carijó”, que retrata a história do Tupi. A apresentação será iniciada às 18h30 e a entrada é gratuita ao público. O teatro acontece no auditório do bloco administrativo da instituição de ensino, localizado na Rua Bernardo Mascarenhas, 1.283, Bairro Fábrica, Zona Norte da cidade.

A peça homenageia ex-jogadores de diferentes gerações, pessoas que trabalharam no clube, pesquisadores, torcedores e representantes da imprensa local. Estarão presentes no local o zagueiro Murilo Faustino, um dos representantes da equipe conhecida como o “Fantasma do Mineirão”, Paulo Henrique Toledo, que trabalhou no Tupi como preparador físico e filho do lendário Moacyr Toledo, além de vários jogadores da década de 1980 e de gerações posteriores.

O professor Ciro de Sousa Vale, um dos coordenadores do projeto, explica a motivação de escolher a história do Tupi como tema da peça. “No ano passado nós lançamos um documentário com três episódios sobre o Tupi, desde a sua fundação até a conquista da Série D em 2011. Neste ano, resolvemos fazer uma peça de teatro para que essas novas gerações pudessem entender também a história do clube, que ultimamente passa por momentos muito difíceis, e tentar homenagear, dessa vez, principalmente a torcida”, afirma.

Ciro comenta que a peça também homenageará José de Paula Filho, o “Angela Maria”, ilustre figura juiz-forana cuja história está relacionada com o Tupi. “Vamos homenagear duas figuras importantes: Angela Maria e o torcedor solitário Augusto Valle, além de figuras que foram importantes em feitos marcantes do clube. Vamos fazer isso para que essas novas gerações conheçam a história do clube”, relata.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.