Com uma data a menos, Campeonato Mineiro 2020 terá Troféu Inconfidência e Recopa
Federação Mineira de Futebol (FMF) acaba com quartas de final e cria torneios direcionados teoricamente para clubes do interior
Apesar de uma data a menos, o Módulo I do Campeonato Mineiro de 2020 terá competições paralelas à fase final entre o quarto e o oitavo colocados no primeiro turno. Em conselho técnico realizado em Belo Horizonte nesta terça-feira (29), a Federação Mineira de Futebol (FMF) e os representantes dos 12 clubes envolvidos, dentre eles o vice-presidente do Tupynambás, Cláudio Dias, definiram as diretrizes do regional, a ser iniciado em 22 de janeiro e, decidido, em 22 de abril.
Embora o formato de disputa tenha sido praticamente mantido – com fase classificatória em pontos corridos e posterior mata-mata até a final -, apenas quatro times se classificarão para a fase eliminatória, uma vez que as quartas de final foram excluídas do calendário. Entretanto, os clubes cotados entre a quinta e a oitava colocação disputarão o Troféu Inconfidência, e o vencedor enfrentará, na Recopa, o melhor classificado geral do interior.
Ao contrário de edições anteriores, com a exclusão das quartas, que foram realizadas em 2018 e 2019, o Mineiro terá 15 datas do calendário da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Anteriormente, eram 16. Estão mantidas as 11 datas da fase classificatória, além das semifinais e das finais em jogos de ida e volta. Entretanto, a FMF não confirmou se as datas do Troféu Inconfidência e da Recopa serão as mesmas da fase final. “(O Troféu Inconfidência e a Recopa) são uma novidade no calendário. Serão estudados com cuidado. Ainda não saiu o calendário para sabermos como vai ser a disputa. Vamos aguardar a Diretoria de Competições Oficiais (DCO)”, pontou, em nota à redação, a FMF. Conforme a federação, a DCO tem até 22 de novembro para confirmar a tabela.
Contudo, a FMF já anunciou que não haverá data no sábado de Carnaval. Além disso, jogadores que atuarem por uma equipe não poderão trocar de clube e atuar por outro no torneio. Ao lado do Tupynambás, disputarão o Campeonato Mineiro América, Atlético, Boa Esporte, Caldense, Cruzeiro, Patrocinense, Tombense, URT e Villa Nova, além de Coimbra – embora de Contagem, mandará seus jogos na Arena Independência – e Uberlândia, que ascenderam do Módulo II nesta temporada.
Módulo II
O conselho técnico do Módulo II do Campeonato Mineiro, por sua vez, acontecerá somente na próxima terça (5), no qual o Tupi conhecerá as diretrizes da competição em 2020. Além do Carijó, disputarão a segunda divisão o América de Teófilo Otoni, Athletic, CAP Uberlândia, Guarani, Democrata de Sete Lagoas, Democrata de Governador Valadares, Serranense, Ipatinga e Nacional, além de Betim e Pouso Alegre, classificados ao Módulo II após acesso na Segunda Divisão.