Paratleta do Bom Pastor bate recorde mundial no Open Internacional de Natação
Gabriel Geraldo Araújo, de Santa Luzia (MG), se torna o paratleta mais rápido do mundo nos 50m borboleta. Juiz-foranos Manuela Ribeiro e Gabriel Schumann conquistam sete medalhas
O paratleta Gabriel Geraldo Araújo, do Clube Bom Pastor, bateu no sábado (27) o recorde mundial nos 50m borboleta da classe S2 com o tempo de 1m05s44 na disputa do Open Internacional Loterias Caixa de Atletismo e Natação 2019. Pela manhã do mesmo dia, nas eliminatórias, ele já havia estabelecido a marca mundial com 1m06seg53 na prova, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP). A equipe juiz-forana, formada pelo recordista, e com os juiz-foranos Manuela Ribeiro e Gabriel Schumann, conquistou, ao todo, 13 medalhas com apresentações de quinta-feira (25) ao sábado.
Gabriel Araújo, 17 anos, nascido em Santa Luzia (MG), mas que mora em Corinto (MG) e defende o Clube Bom Pastor, liderou os 50m borboleta à frente do ídolo e multicampeão paralímpico, Daniel Dias. Foi o mais jovem da final, que ainda contou com dois argentinos e um indiano, além de quatro brasileiros. A marca oficializada ainda é de índice A para os Jogos Parapan-Americanos de Lima. Se ela não for superada na etapa nacional, nos dias 10 e 11 de maio, Gabriel Araújo estará classificado para a competição.
À Tribuna, o agora recordista mundial, que possui uma anomalia congênita chamada focomelia, que impede a formação normal de braços e pernas, contou o sentimento com o resultado. “Fiquei muito feliz e emocionado. Passa um filme na cabeça de saber que tudo o que passei para estar ali valeu e muito a pena”, relata o jovem nadador.
Recorde brasileiro e juiz-foranos no pódio
O paratleta de Santa Luzia ainda quebrou outro recorde em São Paulo. Ele obteve o melhor tempo brasileiro nos 50m livre – 1min05seg40 – novamente pela classe S2, marca de índice B para os Jogos Parapan-Americanos, que também pode levá-lo à competição no Peru, caso não tenha dois atletas com índice A nesta prova. Além das duas medalhas de ouro conquistadas com os recordes, Araújo foi quatro vezes prata, nos 50m peito (2min16seg66), 50m costas (1min24seg91), 200m livre (5min12seg48) e 100m livre (2min24seg62) – com índice A para os Jogos Para Pan nesta última prova e o melhor tempo pessoal em todos os desafios.
O quadro de medalhas juiz-forano foi composto ainda por sete pódios de Gabriel Schumann e Manuela Alves Ribeiro. O primeiro foi bronze em quatro provas, com as melhores marcas pessoais registradas. Na classe S8, Schumann foi o terceiro colocado nos 50m livre (30seg56), nos 100m livre (1min06seg42) e nos 400m livre (5min22seg38). Na SM8, ele obteve a mesma posição nos 200m medley com o tempo de 3min09seg64.
Já Manuela registrou as melhores marcas da carreira nos 400m livre (5min48seg65) e 100m borboleta (1min31s34), com a segunda colocação nas duas provas pela classe S10. A nadadora também conquistou a prata nos 100m costas da S10, com o tempo de 1min34seg29. Toda a equipe juiz-forana foi acompanhada e orientada pelo técnico Fábio Antunes, que exaltou a participação dos alunos.
“Saímos muito satisfeitos do evento. Nossos objetivos conquistados foram além das expectativas. Buscamos melhorar as marcas pessoais e elas vieram acompanhadas de medalhas, recordes, índices ao Parapan e muita evolução de todos. Mostra que nosso planejamento foi bem estruturado e com alguns ajustes podemos evoluir ainda mais”, avalia o técnico.
Confira galeria de imagens com a equipe do Clube Bom Pastor na competição:
Evento nacional em maio
O Open Internacional, competição disputada até o sábado por 241 nadadores de oito países, integra a World Series de natação, circuito internacional da modalidade organizado pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC). Os participantes do evento miram os Jogos Para Pan Americanos de Lima e o Mundial de Londres, já que esta foi a primeira das duas seletivas nacionais para as competições no exterior. A próxima será a fase nacional na primeira etapa do Circuito Brasil Loterias Caixa de Natação, entre os dias 9 e 11 de maio na fase nacional novamente no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Os três atletas do Clube Bom Pastor estarão também nesta competição, ao lado ainda do paratleta da equipe Marcus Willian e da treinadora Luila Amaral.