Atleta de Juiz de Fora encontra no esporte impulso para recuperação após grave acidente

Adilson Aparecido de Jesus foi atropelado na BR-040 e teve as pernas amputadas


Por Vinicius Soares

27/11/2025 às 06h00

adilson by arquivo pessoal 2
Além de corredor, Adilson também era ciclista (Foto: Arquivo pessoal)

Quando acordou na manhã do dia 2 de junho, o corredor Adilson Aparecido de Jesus, de 56 anos, não imaginava que sua vida mudaria para sempre. Na tarde daquela segunda-feira, ele sofreu um acidente na BR-040, sentido Belo Horizonte, em que foi atropelado e teve as suas duas pernas esmagadas, fazendo com que ele tivesse que amputá-las. Atualmente, o atleta sonha em voltar a praticas esportes.

A relação de Adilson com a corrida começou há mais de 30 anos, quando começou a praticar e se apaixonou pelo esporte. “De maratona para baixo, eu participei de tudo, até 50 quilômetros. Cheguei a competir algumas vezes, já participei de São Silvestre, maratonas do Rio e de São Paulo, Volta da Pampulha. Nesse período, em Juiz de Fora, também venci muitas provas. Além disso, também comecei a correr de bicicleta”, relembra.

Por conta do acidente, Adilson passou cerca de 12 dias no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) e, na maior parte do tempo, dormindo. Quando acordou, ele relata que estava decidido a voltar a andar e, futuramente, a praticar esportes. “Se a gente parar e ficar reclamando é pior. Nós temos que ter um objetivo, seguir em frente, e agradecer a Deus por estar vivo também, porque não foi brincadeira o que aconteceu comigo”, afirma.

Vaquinha e ajuda de amigos

Atualmente, Adilson utiliza uma cadeira de rodas e está em busca de uma prótese para conseguir voltar a andar. Para ajudar a custeá-la, ele, incentivado por amigos, abriu uma vaquinha em outubro, que arrecadou R$ 6.852,88. Com esse montante, somado a uma quantia que recebeu de amigos, o corredor chegou ao valor necessário e, por isso, decidiu encerrar a arrecadação on-line. “Graças a Deus deu certo essa primeira parte. Agora é fazer o que tiver que ser feito na reabilitação para ver como que vai ser”, projeta.

Resumo desta notícia gerado por IA

Corredor de Juiz de Fora perdeu as duas pernas após atropelamento na BR-040 em junho.

Atleta mantém objetivo de retornar às práticas esportivas durante a reabilitação.

Campanha online arrecadou recursos para aquisição de prótese necessária para voltar a andar.

Adilson segue acompanhado por amigos e pela comunidade durante todo o processo.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.