Villa Cruz Academy enfrenta o Fluminense em jogo captativo no CT das Laranjeiras
Escola de futebol de Juiz de Fora selecionou garotos sub-17 para amistoso contra o Tricolor Carioca nesta quarta-feira
A Villa Cruz Academy, escola de futebol com núcleos em diversas zonas de Juiz de Fora, vai enfrentar o Fluminense em um amistoso captativo da categoria sub-17 nesta quarta-feira (28), às 10h, no Centro de Treinamento das Laranjeiras, no Rio de Janeiro. Com avaliadores do Tricolor presente, o confronto pode abrir portas para jovens talentos que sonham com o futebol profissional.
“Esse tipo de oportunidade é o que a gente sonha. O resultado dentro de campo importa, claro, mas o principal é que alguns dos nossos atletas sejam observados e, quem sabe, aprovados. O nosso trabalho é dar a chance”, afirma o coordenador do projeto Bruno Silva.
Para essa partida, a Villa Cruz conta com o apoio de outros clubes de Juiz de Fora, em uma ação conjunta para reunir os melhores talentos da cidade. “Esse modelo de parceria é algo que queremos repetir com outros grandes clubes do futebol brasileiro.”
Segundo ele, os jogadores estão ansiosos desde o anúncio da partida, e a preparação inclui não só treinos físicos e táticos, mas também suporte emocional. “É mensagem até a noite, eles estão empolgados demais. A gente tem trabalhado a parte mental para que o momento não pese. Estar em um grande clube como o Fluminense já é uma realização para muitos.”

Villa Cruz Academy
A história da Villa Cruz Academy começou há 11 anos no bairro Vila Esperança I, na Zona Norte de Juiz de Fora, que enfrentava altos índices de abandono e conflitos com comunidades vizinhas. A virada começou quando Bruno, frequentador da igreja local, viu mais de 20 crianças brincando na quadra do bairro. “Eles precisavam de um juiz, fui apitar, mas houve muitas brigas. Percebi que aquilo era uma carência social. Vi uma causa ali”, relembra.
Desde então, o projeto cresceu. Com foco na formação de base para crianças e adolescentes, de 9 a 17 anos, a iniciativa passou a oferecer também dinâmicas sociais, oficinas em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e treinamentos esportivos. O futebol ganhou protagonismo e começou a atrair jovens de outros bairros.
Hoje, com unidades nos bairros Santa Cruz, Sagrado Coração, Santo Antônio, Barreira e Nova Benfica, a Villa Cruz Academy expandiu suas frentes de atuação. “Deixamos de ser apenas um projeto social. Recebemos atletas de outras cidades, temos parcerias com secretarias de esporte, promovemos escolinhas, intermediações e levamos nossos meninos para testes em grandes clubes, como Fluminense, Botafogo e Corinthians. A nossa missão é unir pontes. Queremos quebrar a elitização do futebol e ser a voz de quem não tem chance”, define o coordenador.
Ver essa foto no Instagram