Ponto para comemorar
A festa poderia ter sido maior, mas diante de muitas mudanças no sistema de jogo e contra uma das potências da Série C na Arena Joinville, o Tupi pode comemorar o ponto somado ao empatar com o Joinville (JEC) em 1 a 1 na noite desta sexta-feira (26). O lateral-esquerdo Bruno Santos abriu o placar para o Galo aos 33 minutos do primeiro tempo, com Bruno Rodrigues empatando aos 6 da etapa final para os donos da casa.
Com o resultado, o Tupi sobe, ao menos provisoriamente, para a sétima posição do grupo B, agora com 2 pontos. Já o JEC é líder, com 5 pontos. Na 4ª rodada, os juiz-foranos recebem o São Bento (SP) no sábado (3), às 16h, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio.
O jogo
Como antecipado pela Tribuna durante a semana, o Tupi iniciou a partida com formação voltada à consistência defensiva e maior segurança nas bolas aéreas. O Carijó teve Paulo Henrique; Patrick, Edmário e Fernando; Lucas, Leandro Ferreira, Kalu, Marcel e Bruno Santos; Andrey e Rafael Teixeira. Apesar das projeções de pressão catarinense, foi o Tupi quem não apenas chegou primeiro, como apresentou maior volume ofensivo. Até os 20 minutos, os carijós já haviam acumulado seis finalizações, com maioria de média distância sem perigo ao arqueiro Matheus.
Ainda assim, as investidas do JEC, em menor número, assustavam mais. O goleiro Paulo Henrique salvou o Tupi em duas grandes defesas aos 22 e 23 minutos, após chute e cabeceio dentro da área de Thiago Alagoano e Danrlei. Os lances animaram os mandantes que buscavam espremer o carijó em seu campo defensivo.
De ala para ala
No sistema adotado pelo técnico Aílton Ferraz, a participação dos laterais, transformados em alas nas transições ofensivas, foram reiteradas durante os treinos da semana. Lucas e Bruno Santos não apenas compreenderam as funções, como protagonizaram o primeiro tento do duelo. Aos 33 minutos, Lucas cobrou arremesso manual na área, a bola quicou sobre o marcado Rafael Teixeira e se apresentou para Bruno, que girou sobre o defensor em finalização rumo ao fundo das redes, sem chances para o goleiro Matheus. Consistente na marcação e com Paulo Henrique seguro, o Galo manteve a vantagem até o intervalo de confronto.
Trocas efetivas
Leandro Ferreira, amarelado e com dores no pé, deixou o time para a entrada de Bonilha no início da etapa final. Mas foi do lado mandante que as mudanças obtiveram resultado. Dupla que entrou após a parada, Ricardo Lobo e Bruno Rodrigues tabelaram dentro da área, quando Bruno empatou a partida, aproveitando falha na marcação carijó ainda aos 6 minutos.
A igualdade tranquilizou o Tricolor, que valorizava a posse de bola na criação das jogadas, sem ser ameaçado pelo Tupi. As trocas de passe geravam momentos de perigo à meta alvinegra. O ritmo diminuído de Lucas fez Aílton promover a entrada de Afonso no lugar do lateral-direito, aos 18 minutos. Apenas no último quarto do encontro o Carijó ganhou campo e, com investida do jovem Andrey, quase marcou aos 23, em tentativa da entrada da área que passou próxima à trave do JEC. Do outro lado, contudo, Paulo Henrique seguia realizando defesas de alto nível de dificuldade, que garantiram a manutenção do empate até o apito final. Ponto para comemorar, mesmo que timidamente.